Psicologia Escolar, Diversidade e Inclusão

Pollianna Galvão, Vera Lucia Trevisan de Souza, Claisy Maria Marinho-Araujo e Pablo Mateus dos Santos Jacinto (orgs.)

Este livro sobre diversidade e inclusão, além das contribuições teóricas, metodológicas e práticas para estudos e ações, representa o compromisso do GT de Psicologia Escolar da ANPEPP em desenvolver e consolidar a área como campo científico de produção de conhecimento, pesquisa e intervenção, caracterizada pela autonomia crítica, pluralidade, diversidade e complexidade.

Psicologia Escolar e Educacional
1a edição
Agosto/2025
R$75,00
Preço de capa
978-65-5755-094-6
ISBN
186
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Atuação em Psicologia Escolar Crítica para a inclusão de estudantes autistas
Pollianna Galvão
Luciana Alves Rocha
Mônica dos Santos de Oliveira

Capítulo 2
Psicologia Escolar e a inclusão de refugiados no Brasil: reflexões sobre a apropriação da língua portuguesa
Tatiana de Camargo
Rebecca Moura de Almeida Ferreira Carvalho
Aline Cristina Ferreira-Grego
Vera Lucia Trevisan de Souza

Capítulo 3
Contribuições da Psicologia Escolar para o interculturalismo
Thaisa da Silva Fonseca
Claisy Maria Marinho-Araujo

Capítulo 4
O enfrentamento da desigualdade social: atuações do(a) psicólogo(a) escolar em intervenções com estudantes em contextos empobrecidos
Matheus Henrique da Silva Rocha
Rayanne Veridiana Nunes da Silva
Guilherme Siqueira Arinelli
Vera Lucia Trevisan de Souza

Capítulo 5
Dimensão subjetiva e relações étnico-raciais na escola
Julia Silbiger
Raquel Souza Lobo Guzzo

Capítulo 6
Experiências de Educação Inclusiva: retratos da atuação em Psicologia Escolar no Brasil e Moçambique
Larissa Rodrigues Rosa
Adérito Jorge Nandja
Dahis Moana Lobato Tavares Gamalier
Maiana Araújo dos Reis
Aline Beckmann de Castro Menezes

Capítulo 7
Implicações da habilidade de mães ouvintes com Libras para educação dos filhos com surdez: mediações da Psicologia Escolar Crítica
Nadja Maria Vieira
Danielly Caldas de Oliveira

Capítulo 8
Inclusão de estudantes com deficiência na educação profissional: o que pensam e fazem as psicólogas do Instituto Federal do Maranhão
Maiara Amorim Muniz
Pollianna Galvão

Capítulo 9
O combate ao racismo e a promoção de valores civilizatórios afro-brasileiros: reflexões para uma perspectiva afrocentrada na Psicologia Escolar
Adrielle de Matos Borges Teixeira
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Maria Virgínia Machado Dazzani

Autores

Orelha

Os livros produzidos pelo GT de Psicologia Escolar/Educacional têm como objetivo subsidiar práticas e pesquisas e oferecer conhecimentos que avancem no campo teórico-reflexivo da área. O contexto ao qual se voltam as ações desenvolvidas pelos membros do GT confere grande responsabilidade aos nossos fazeres: as escolas, prevalentemente as públicas, que atendem a uma imensa parcela da população, em geral formada por alunos que têm nessas instituições a possibilidade de mudar seu curso de vida e condição social.
No longo percurso de trabalho do GT - mais de 20 anos – ao mesmo tempo que se produzem pesquisas, práticas, formação e conhecimentos na área da Psicologia Escolar/Educacional, os pesquisadores participantes se questionam sobre a contribuição da Psicologia para o desenvolvimento dos sujeitos, para o ensino, a aprendizagem, a formação dos profissionais da educação. Há uma inquietação na busca em responder a algumas perguntas: Que formação o psicólogo deve ter para atender às demandas que emergem nos contextos educativos? Quais práticas favorecem uma atuação voltada ao coletivo e que se configure como colaborativa, de modo a envolver os profissionais das instituições educativas?
O tema do livro nasce das demandas enfrentadas por muitos dos membros do GT em seus contextos de atuação, dos incômodos vividos por profissionais inseridos na prática educacional em situações diversas, das reflexões que vimos empreendendo sobre como avançar o campo teórico-prático da área. O livro Psicologia Escolar Crítica, Inclusão e Diversidade busca lançar luz, de modo mais específico e aprofundado, a essas duas dimensões que desafiam os profissionais psicólogos e educadores cotidianamente em suas atuações. Os capítulos que compõem esta obra revelam a potencialidade da Psicologia Escolar/Educacional na produção de conhecimento frente a avanços e conquistas na área da inclusão social nos diferentes contextos educacionais, não isentos de tensionamentos políticos e sociais, que revigoram o compromisso ético do psicólogo na defesa pela riqueza da pluralidade nas diferentes e vigorosas formas de existência humana.

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