Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas

Este livro é uma tentativa de refletir sobre as práticas efetivas do psicólogo escolar de uma perspectiva crítica, com base no respeito à diversidade e nas diferentes formas culturais e microculturais, bem como aceitando o desafio de produzir discursos teoricamente densos e engajados com tais ações. Desse modo, na tessitura dos capítulos, defende-se que os profissionais da psicologia precisam fazer um esforço de revisão dos conceitos e práticas que foram a tônica de sua formação básica para o enfrentamento e superação das questões que se colocam no dia a dia da relação entre o psicólogo e a escola.

1a edição
Outubro/2018
R$60,00
Preço de capa
978-85-7516-853-0
ISBN
268
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Apresentação

Parte 1. Propostas teórico-metodológicas

Capítulo 1
A Dimensão Psicossocial na Formação do Psicólogo Escolar Crítico
Paula Costa de Andrada, Ana Paula Petroni, Juliana Soares de Jesus e Vera Lucia Trevisan de Souza

Capítulo 2
Inovações Metodológicas em Psicologia Escolar: Pesquisa-intervenção e formação continuada
Rosimeire Afonso Dutra-Freitas e Claisy Maria Marinho-Araujo

Capítulo 3
Psicologia Escolar na Educação Infantil: Proposições teóricas e metodológicas para a atuação profissional
Fabíola de Sousa Braz Aquino, Gabriela Oliveira do Nascimento, Hianne Oliveira Almeida e Vanessa da Cruz Alexandrino

Capítulo 4
Psicologia Escolar no Ensino Médio: Reflexões sobre o trabalho e profissão
Maura Assad Pimenta Neves, Guilherme Siqueira Arinelli, Elaine de Cássia Gonçalves dos Reis, Fernanda Pereira Medeiros e Vera Lucia Trevisan de Souza

Parte 2. Experiências de Formação e Práticas Emancipatórias

Capítulo 5
Formação Continuada de Psicólogas Escolares da Rede Pública de Ensino: Compromisso com práticas transformadoras
Fabíola de Sousa Braz Aquino, Henrique Jorge Simões Bezerra, Amanda Costa Vicente, Gabriela Oliveira do Nascimento e Marina Campos da Silva

Capítulo 6
Contribuições da Psicologia Escolar à Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Saúde e Educação
Claudia Gomes, Lilian Aparecida Cruz Dugnani e Vânia Rodrigues Lima Ramos

Capítulo 7
Psicologia Escolar e Família: Importância da proximidade e do diálogo
Raquel Souza Lobo Guzzo, Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Mara Aparecida Lissarassa Weber, Izabella Mendes Sant’Ana e Soraya Sousa Gomes Teles da Silva

Parte 3. Psicologia Escolar e Demandas Contemporâneas

Capítulo 8
Estudantes Negros na Universidade: O que a Psicologia Escolar/Educacional tem a ver com isso?
Adrielle Matos Teixeira, Djean Ribeiro Gomes e Maria Virginia Machado Dazzani

Capítulo 9
ONGs Educativas: Um recente contexto de atuação para o psicólogo escolar
Pollianna Galvão e Claisy Maria Marinho-Araujo

Capítulo 10
Psicologia Escolar e Políticas Públicas no Maranhão: História e compromissos atuais
Pollianna Galvão e Claisy Maria Marinho-Araujo

Capítulo 11
Cursos de Alto Prestígio Social e Estudantes de Origem Popular: Seletividade e democratização
Sandra Andrade da Silva e Sônia Maria Rocha Sampaio

Orelha

As transformações na conjuntura política do Brasil e o ideal de uma escola que contribua efetivamente para a consolidação da democracia entre nós têm motivado uma ampla e crítica reflexão sobre o valor e o papel dos vários atores da cena educacional – o Estado, a família, o educador e, é claro, o psicólogo escolar.

A psicologia dentro da escola é um dilema ainda a ser resolvido. Conceber a escola pública como um campo de trabalho para o psicólogo requer que ele esteja preparado para a escola, assim como a escola para ele. Isso implica uma parceria e um trabalho coletivo, no qual a escola compreenda a função do psicólogo, que não se restringe a avaliar e encaminhar os alunos para outros serviços ou a explicar os desafios, as tensões e conflitos presentes no cotidiano como um problema das crianças e de suas famílias.

Este livro é uma tentativa de refletir sobre as práticas efetivas do psicólogo escolar de uma perspectiva crítica, com base no respeito à diversidade e nas diferentes formas culturais e microculturais, bem como aceitando o desafio de produzir discursos teoricamente densos e engajados com tais ações. Desse modo, na tessitura dos capítulos, defende-se que os profissionais da psicologia precisam fazer um esforço de revisão dos conceitos e práticas que foram a tônica de sua formação básica para o enfrentamento e superação das questões que se colocam no dia a dia da relação entre o psicólogo e a escola.

Assim, é necessário produzir conhecimento, compartilhá-lo e formar, de maneira mais consistente e crítica, futuros psicólogos capazes de promover um aprimoramento da relação entre Psicologia e Educação, e, consequentemente, oferecer maior sustentação na reivindicação do antigo sonho de que nossas escolas públicas possam contar com esse apoio ao professor e seus estudantes.

Esta obra, que procura, sobretudo, lançar olhares sobre velhos dilemas na busca de novos horizontes, é dedicada a psicólogos, professores, diretores e a todos os envolvidos no cotidiano escolar.

O editor

Referencia

AQUINO, Fabiola de Sousa Braz ; GUZZO, Raquel de Souza Lobo; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de (orgs.). Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas. Campinas: Alínea, 2018.
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