Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1

Práticas exitosas em Psicologia Escolar Crítica – volume 1 inaugura uma trilogia. O livro apresenta a promoção e disseminação de práticas educacionais bem-sucedidas, mediadas pela ação e pelo conhecimento psicológico, visando melhorar a qualidade da educação. O sucesso demonstrado nas práticas e inovações na formação e na atuação dos psicólogos baseia-se em uma concepção de psicologia escolar crítica que supera o atendimento individualizado a ‘alunos-problema’. Nas experiências relatadas, com avanços e desafios, destaca-se como o psicólogo escolar pode atuar de forma coletiva e institucional, promovendo o respeito aos direitos de crianças, jovens e adultos.

Coleção Psicologia Escolar
1a edição
Julho/2020
R$52,00
Preço de capa
978-85-7516-894-3
ISBN
182
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Parte 1. Inovações na formação

Capítulo 1
Identidade do psicólogo escolar e educacional: Reflexões com base na supervisão de estágio
Márcia Elisa Jager e Naiana Dapieve Patias

Capítulo 2
Potencialidades da mediação estética para a formação continuada de psicólogos escolares
Lorena de Almeida Cavalcante e Claisy M. Marinho-Araujo

Capítulo 3
Psicologia Escolar e a rede de proteção à infância e à adolescência: Uma experiência formativa para educadores e comunidade
Izabella Mendes Sant’Ana e Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi

Capítulo 4
A Psicologia Escolar como agente da formação continuada de docentes sobre diversidade sexual e de gênero
Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Thatyanny Gomes Fernandes, Marcela Karina Dantas da Silva Patrício e Mylane Lima de Brito Araújo

Parte 2. Atuação para a transformação

Capítulo 5
Assembleias de classe: Psicologia Escolar na promoção da participação de estudantes
Jacqueline Meireles e Raquel Souza Lobo Guzzo

Capítulo 6
Parceria crítica: Possibilidades de atuação em Psicologia Escolar
Beatriz Cristina de Oliveira, Vânia Rodrigues Lima Ramos e Vera Lucia Trevisan de Souza

Capítulo 7
Psicologia no enfrentamento à violência na escola: Conhecer, refletir e agir
Raquel Souza Lobo Guzzo, Soraya Sousa Gomes Teles da Silva, Mariana Feldmann, Tamiris da Silva Cantares, Juliana Bernal Leme, Carolina Bella Lisboa e Helena Geromel Ferraz dos Santos

Capítulo 8
Vivências dos estudantes e dificuldades no início da escolarização
Gilberto Lima dos Santos, Maria Virgínia Machado Dazzani e Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto

Capítulo 9
Orientação profissional: Talento ou rede de significações?
Nadja Maria Vieira, Andreza Arruda Marques, Martiniano Arthur Oliveira de Siqueira, Rodrigo Pimentel Gomes Ramos e Hugo Rafael Ângelo dos Santos

Orelha

Apresenta-se mais uma obra de autoria de professores e pesquisadores do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar/Educacional da ANPEPP, cujo objetivo é desenvolver e consolidar a Psicologia Escolar como campo científico de produção de conhecimento, de pesquisa, de formas de intervenção e de ações políticas, considerando a heterogeneidade e complexidade da área. A produção coletiva de três livros durante o biênio 2018-2020 materializa esse objetivo.

Práticas exitosas em Psicologia Escolar Crítica – Volume 1 inaugura essa trilogia. Dividido em duas partes - Inovações na Formação e Atuação para a Transformação - seus capítulos expõem a potencialidade da Psicologia Escolar na geração de conquistas e avanços em contextos escolares, formais ou informais, da educação básica ao ensino superior.

O sucesso demonstrado nas práticas e inovações na formação e na atuação dos psicólogos baseia-se em uma concepção de psicologia escolar crítica que supera o atendimento individualizado a ‘alunos-problema’ e busca uma atuação institucional, com parcerias coletivas. O livro apresenta a promoção e disseminação de práticas educacionais bem-sucedidas, mediadas pela ação e pelo conhecimento psicológico, visando melhorar a qualidade da educação no país.

No âmbito da preparação do profissional de psicologia para o contexto escolar, são trazidas as vivências de docentes, discentes, pesquisadores, orientadores e estagiários na articulação entre teorias e prática ante as demandas da realidade da escola e das expectativas dos educadores. As ações que foram permitindo intervenções eficazes em vários setores da dinâmica escolar são descritas e discutidas de maneira que o leitor possa refletir sobre essas possibilidades, considerando a multiplicidade de contextos educativos.

Nas experiências relatadas, com seus avanços e desafios, destaca-se como o psicólogo escolar pode atuar de forma coletiva e institucional, promovendo o respeito aos direitos de crianças, jovens e adultos. Evidencia-se a ressignificação das relações exitosas na escola para, por meio desse enfoque, inspirar a promoção de melhoria da aprendizagem, do ensino e do desenvolvimento daqueles que vivenciam esse contexto.

Voltada àqueles que escolhem a interface entre Psicologia e Educação como seu campo profissional, esta leitura, além de qualificar a formação profissional, orienta para uma educação conscientizadora, para uma sociedade mais justa e igualitária, que respeita a diversidade humana e o meio ambiente.  

Referencia

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; TEIXEIRA, Adrielle de Matos Borges (orgs.). Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1. Campinas: Alínea, 2020.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional
    Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional
    Claisy Maria Marinho-Araujo e Sandra Francesca Conte de Almeida
  2. Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
    Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
    Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araujo (Orgs.)
  3. Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Vera Lucia Trevisan de Souza, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araújo (orgs.)
Veja Também