
Como todo debate, o da educação pode ser entendido como um grande laboratório, um campo de desenvolvimento de interpretações e perspectivas sobre o homem, sobre o que seria bom acontecer com ele em seus diferentes ciclos de vida, infância, adolescência e nas diferentes fases da vida adulta. O debate da educação envolve, pois, muito mais que teorias parciais sobre o homem, interpretações pedagógicas, psicológicas, históricas ou filosóficas. Além de ser permanente e continuado, ou de combate entre interpretações rivais sobre o homem, o debate da educação pode configurar um diálogo total do homem com ele mesmo. Do ponto de vista das mudanças de horizontes paradigmáticos, o que dizer dos contornos do debate da educação neste início de milênio? O que significa "educar o homem", "educar o cidadão", "educar a pessoa", nos contextos em que tanto a vida mental humana, quanto a vida orgânica do homem podem ser reproduzidas tecnologicamente e clonadas? A Coleção Educação em Debate poderá ser mais um espaço editorial de encontro de educadores, pesquisadores e pensadores da educação, abordando tanto questões de fundo quanto problemas práticos e urgentes, capturando, assim, o clima de inquietação global, contemporâneo da planetarização do cotidiano do homem comum, cujo subproduto principal pode bem ser o aniquilamento de esperanças e promessas, garantidoras de vida humana digna e ecologicamente auto-sustentada.
- Currículo e Contemporaneidade: questões emergentesMaria Zuleide da Costa Pereira, Elisa Pereira Gonsalves e Maria Eulina Pessoa de Carvalho (orgs.)
- Educação na Era do Conhecimento em Rede e TransdisciplinaridadeJosé Carlos Libâneo, Akiko Santos (orgs.)
- Universidade e Educação Geral: para além da especializaçãoElisabete Monteiro de Aguiar Pereira (org.)
- PCNs e Temas Transversais: análise histórica das políticas educacionais brasileirasMara Regina Martins Jacomeli
- Contribuição do Pedagogo e da Pedagogia para a Educação Escolar: pesquisa e críticaMaria Rosa Cavalheiro Marafon e Vera Lúcia de Carvalho Machado
- Cultura Pessoal e Saber Docente: formação continuada e novas tecnologiasVilma Fernandes Neves e Glória Radino
- Da Ciência e de Outros Saberes: trilhas da investigação científica na pós-modernidadeElisa Pereira Gonsalves