Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras

Trata-se de um livro que visa contribuir para a identificação e enfrentamento dos limites e desafios que se constituem como barreira à construção política e profissional da Psicologia Escolar, que busca sua superação por meio da presença do Psicólogo em contextos educativos, com uma visão crítica para uma psicologia voltada para a promoção do desenvolvimento humano e para a construção de políticas públicas que expressem o compromisso com a Educação, em diferentes níveis e modalidades, sobretudo, na realidade da escola pública brasileira.

Coleção Psicologia Escolar e Educacional
1a edição
Novembro/2011
R$63,00
Preço de capa
978-85-7516-470-9
ISBN
320
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Parte 1 – As Barreiras Políticas

Capítulo 1
2008 – Ano da Educação para os Psicólogos: encaminhamentos e próximos passos
Raquel Souza Lobo Guzzo e Adinete Sousa da Costa Mezzalira

Capítulo 2
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: desafios para o Psicólogo Escolar
Denise de Souza Fleith

Capítulo 3
Psicologia Escolar no Distrito Federal: história e compromisso com políticas públicas
Claisy Maria Marinho-Araujo, Marisa Maria Brito da Justa Neves, Paula Cristina Bastos Penna-Moreira e Rejane Maria Barbosa

Capítulo 4
“– O Que Este Menino Tem?”: contribuições do método instrumental de Vigotski para o processo de avaliação psicológica
Marilda Gonçalves Dias Facci e Marilene Proença Rebello de Souza

Parte 2 – As Barreiras da Atuação Profissional

Capítulo 5
Recursos Mediacionais: possibilidades de uso em contextos infantis
Celia Vectore

Capítulo 6
A Intervenção do Psicólogo Escolar Junto às Classes de Aceleração: possibilidades e desafios
Izabella Mendes Sant’Ana e Maria Teresa Antunes Albergaria

Capítulo 7
A Teoria Histórico-cultural e o Atendimento Educacional Especializado à Pessoa com Deficiência Intelectual: contribuições à Psicologia Escolar
Sonia Mari Shima Barroco

Capítulo 8
Queixas Escolares: conceituação, discussão e modelo de atuação
Marisa Maria Brito da Justa Neves

Capítulo 9
Psicologia Escolar na Educação Superior: construindo possibilidades diferenciadas de atuação
Claisy Maria Marinho-Araujo e Cynthia Bisinoto

Capítulo 10
A Educação Superior como Espaço Privilegiado para a Orientação Acadêmica
Sônia Sampaio

Parte 3 – As Barreiras ao Desenvolvimento

Capítulo 11
Violação dos Direitos das Crianças na Educação Infantil
Mara A. L. Weber e Raquel Souza Lobo Guzzo

Capítulo 12
Os Desafios no Cotidiano da Escola: violência, clima social escolar e bullying
Carolina Lisboa, Débora Martins de Campos e Tatiane de Oliveira Dias

Capítulo 13
A Arte como Mediação nas Pesquisas e Intervenção em Psicologia Escolar
Vera Lucia Trevisan de Souza, Ana Paula Petroni e Lílian Aparecida Dugnani

Capítulo 14
Escola e Adolescência em Conflito com a Lei: uma estratégia de inclusão perversa
Ana Vládia Holanda Cruz e Herculano R. Campos

Sobre os Autores

Orelha

Trata-se de um livro que visa contribuir para a identificação e enfrentamento dos limites e desafios que se constituem como barreira à construção política e profissional da Psicologia Escolar, que busca sua superação por meio da presença do Psicólogo em contextos educativos, com uma visão crítica para uma psicologia voltada para a promoção do desenvolvimento humano e para a construção de políticas públicas que expressem o compromisso com a Educação, em diferentes níveis e modalidades, sobretudo, na realidade da escola pública brasileira. 
Este é mais um livro de uma série que vem sendo produzida pelo Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP — Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Ao apresentarmos esta obra, consideramos importante que ela seja mais uma demonstração do esforço que o grupo vem fazendo para tornar a Psicologia Escolar e Educacional Brasileira presente nas salas de aula da formação básica de Psicólogos. 
O GT de Psicologia Escolar/Educacional tem como objetivo o desenvolvimento e a consolidação da Psicologia Escolar — como campo científico de produção de conhecimento, pesquisa e intervenção. Sua composição passou, ao longo do tempo, por reestruturações, mas seus participantes não deixaram de manter a interação entre as reflexões e as pesquisas que são expressas em publicações coletivas, intercâmbios institucionais, participação em eventos científicos, projetos, parcerias na formação de novos pesquisadores e outras iniciativas.

Referencia

GUZZO, Raquel de Souza Lobo; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria (orgs.). Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras. Campinas: Alínea, 2011.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Psicologia Escolar: Padrões e práticas em países de língua espanhola e portuguesa
    Psicologia Escolar: Padrões e práticas em países de língua espanhola e portuguesa
    Org.: Raquel Souza Lobo Guzzo, Leandro da Silva Almeida, Solange Múglia Wechsler
  2. Enfrentando o Cotidiano Adverso: estudo sobre resiliência em adolescentes
    Enfrentando o Cotidiano Adverso: estudo sobre resiliência em adolescentes
    Luisa Helena A. P. Trombeta e Raquel Souza Lobo Guzzo
  3. Educação Social e Psicologia
    Educação Social e Psicologia
    Sueli Maria Pessagno Caro e Raquel Souza Lobo Guzzo
  4. Psicologia Ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente
    Psicologia Ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente
    Hartmut Günther, José Q. Pinheiro e Raquel Souza Lobo Guzzo (orgs.)
  5. Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional
    Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional
    Claisy Maria Marinho-Araujo e Sandra Francesca Conte de Almeida
  6. Psicologia Social para a América Latina: o resgaste da psicologia da libertação
    Psicologia Social para a América Latina: o resgaste da psicologia da libertação
    Raquel Souza Lobo Guzzo e Fernando Lacerda Júnior (org.)
  7. Psicologia Escolar: LDB e educação Hoje
    Psicologia Escolar: LDB e educação Hoje
    Raquel Souza Lobo Guzzo (org.)
  8. Psicologia & Sociedade: interfaces no debate sobre a questão social
    Psicologia & Sociedade: interfaces no debate sobre a questão social
    Fernando Lacerda Jr. e Raquel S. L. Guzzo (orgs.)
  9. Psicologia Social: perspectivas críticas de atuação e pesquisa
    Psicologia Social: perspectivas críticas de atuação e pesquisa
    Marcia Hespanhol Bernardo, Raquel Souza Lobo Guzzo, Vera Lúcia Trevisan de Souza (orgs)
  10. Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Vera Lucia Trevisan de Souza, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araújo (orgs.)
  11. Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1
    Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1
    Claisy M. Marinho-Araujo e Adrielle de Matos Borges Teixeira (orgs.)