Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 2

A presente obra configura-se como o Volume 2, dentro de uma coletânea composta por três livros, intitulado Práticas exitosas em Psicologia Escolar Crítica. As temáticas abordadas sinalizam reflexões, possibilidades, desafios e, especialmente, experiências bem-sucedidas em Psicologia Escolar em diversos cenários de pesquisa e atuação que se evidenciam na contemporaneidade. Neste volume, as produções de docentes e pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação de várias regiões do Brasil, focalizam proposições e experiências relevantes de formação e práticas exitosas.

Coleção Psicologia Escolar
1a edição
Outubro/2020
R$54,00
Preço de capa
978-85-7516-895-0
ISBN
184
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Parte 1. Proposições relevantes para a prática profissional

Capítulo 1
Indicadores para o perfil profissional do psicólogo escolar
Leonardo Vieira Nunes e Claisy M. Marinho-Araujo

Capítulo 2
Psicologia Escolar e educação inclusiva na perspectiva dos direitos humanos
Henrique Jorge Simões Bezerra e Mônica de Fátima Batista Correia

Capítulo 3
Narratividade: uma abordagem para prática e pesquisa em Psicologia Escolar Crítica
Nadja Maria Vieira

Capítulo 4
Utilização de vídeos para promover a interação entre crianças com e sem deficiência no contexto escolar
Larissa Rodrigues Rosa e Aline Beckmann Menezes

Parte 2. Experiências de formação e práticas exitosas

Capítulo 5
Do risco à proteção: promoção integral do desenvolvimento infantil
Raquel Souza Lobo Guzzo, Flávia de Mendonça Ribeiro, Luísa Hirata Rangel e Letícia Moreira Bueno de Camargo

Capítulo 6
Psicologia Escolar no contexto da educação infantil: contribuições da Teoria Histórico-cultural para o trabalho com professoras de berçários
Amanda Costa Vicente, Nialda Sabrina da Silva e Fabíola de Sousa Braz Aquino

Capítulo 7
Equipe gestora, Projeto Político Pedagógico e Psicologia Escolar: articulações de práticas possíveis
Lilian Aparecida Cruz Dugnani, Ana Paula Petroni, Fernanda Pereira Medeiros e Vera Lucia Trevisan de Souza

Capítulo 8
Intervenção em uma escola pública de Salvador de ensino fundamental I: escuta de crianças e adolescentes com queixa escolar
Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto, Laís Nunes Souto, Dionis Soares de Souza, Kalena Ellen dos Santos Ferraz e Maria Virgínia Machado Dazzani

Capítulo 9
Vivências e processos imaginativos em adolescentes: práticas desenvolvidas em uma escola pública estadual
Maura Assad Pimenta Neves, Juliana Soares de Jesus, Guilherme Siqueira Arinelli e Vera Lucia Trevisan de Souza

Orelha

Este livro é uma publicação do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) que, desde 1994, tem assumido o compromisso com o desenvolvimento da Psicologia Escolar, como campo de conhecimento e prática profissional, por meio da pesquisa científica, da apresentação de propostas de intervenção ou relatos de experiência a fim de subsidiar a formação de psicólogos escolares no país, bem como a realização de ações políticas que visam trazer avanços para a profissão.

A presente obra configura-se como o Volume 2, dentro de uma coletânea composta por três livros, intitulado Práticas exitosas em Psicologia Escolar Crítica.

Neste volume, as produções de docentes e pesquisadores membros do GT, vinculados a programas de pós-graduação de várias regiões do Brasil, focalizam proposições e experiências relevantes de formação e práticas exitosas. As temáticas abordadas sinalizam reflexões, possibilidades, desafios e, especialmente, experiências bem-sucedidas em Psicologia Escolar em diversos cenários de pesquisa e atuação que se evidenciam na contemporaneidade.

Referencia

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; SANT'ANA, Izabella Mendes (orgs.). Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 2. Campinas: Alínea, 2020.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional
    Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional
    Claisy Maria Marinho-Araujo e Sandra Francesca Conte de Almeida
  2. Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
    Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
    Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araujo (Orgs.)
  3. Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Vera Lucia Trevisan de Souza, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araújo (orgs.)
  4. Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1
    Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1
    Claisy M. Marinho-Araujo e Adrielle de Matos Borges Teixeira (orgs.)
Veja Também