Psicologia Escolar e Educacional: saúde e qualidade de vida

Em seu conjunto, os capítulos apresentam uma concepção de Psicologia Escolar e Educacional que se assenta no compromisso com a função social da escola como agência formadora de uma visão de mundo e de um conjunto de habilidades e conhecimentos que podem, de forma integrada, contribuir para a saúde e a qualidade de vida. Esta obra se destina a alunos e professores de Psicologia e Educação bem como ao público em geral, interessado em conhecer propostas educacionais que visam ampliar a efetividade do processo de ensino e a relevância dos objetivos e produtos da escola necessária para os novos tempos.

Coleção Psicologia Escolar e Educacional
4a edição
Revisada
Março/2012
R$43,00
Preço de capa
978-85-7516-560-7
ISBN
222
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação
Zilda A. P. Del Prette

Sobre os autores

Parte I. A teoria, a pesquisa e a prática na interface Psicologia-Educação

Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola: Desafios do novo milênio para a psicologia escolar

Raquel Souza Lobo Guzzo

O psicólogo escolar e os impasses da educação: Implicações da(s) teoria(s) na atuação profissional
Sandra Francesca Conte de Almeida

O psicólogo escolar e a educação: Uma prática em questão
Maria Regina Maluf

Parte II. Para além dos objetivos e práticas tradicionais da escola

Modelos interpretativos da criatividade e alternativas de atuação psicossocioeducativa

Maria Helena Novaes

La interrelación entre investigación psicológica y práctica educativa: Un análisis crítico a partir del campo de la creatividad
Albertina Mitjáns Martinez

Habilidades sociais e educação: Pesquisa e atuação em psicologia escolar/educacional
Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette

Parte III. Para além do aluno padrão: O desafio dos excluídos

Trabalho infanto-juvenil: Impacto sobre a educação através de índices de evasão e repetência escolares

Herculano Campos; Magda Dimenstein e Rosângela Francischini

A escola, a rua e a criança em desenvolvimento
Sílvia Helena Koller

Significações de professores sobre a escola: O caso de uma escola pública em um assentamento habitacional no Distrito Federal
Tânia Maria de Freitas Rossi

Análise de uma experiência de parceria inter-institucional em saúde do adolescente:
Possibilidades, limites e implicações para a pesquisa

Ana Cecília de Sousa Bastos, Darci Neves Santos, Mirela Santos Figueiredo e Miriã Ramos Alcântara

Orelha

Este é o quarto livro do Grupo de Trabalho de Psicologia Escolar e Educacional que, desde 1989, vem se reunindo nos Simpósios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Esta obra reúne, em dez capítulos, as contribuições dos participantes do VIII Simpósio da ANPEPP, ocorrido em Serra Negra de 24 a 27 de maio de 2000.
Conforme sugere o título – Psicologia Escolar e Educacional: saúde e qualidade de vida – essas contribuições se traduziram em farto material de reflexões e propostas de pesquisa e prática educacionais que podem se reverter em saúde e qualidade de vida. 
Esses temas perpassam todos os capítulos e são relacionados a outros como: mudanças de paradigmas, eficácia ou função social da escola, prática profissional do psicólogo, formação de professores/educadores, articulação teoria-prática-pesquisa, LDB, reestruturação curricular, relações escola-família-comunidade, aprendizagem-subjetividade, evasão-repetência, interdisciplinaridade, criatividade relações interpessoais, desenvolvimento socioemocional, habilidades sociais, fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento, cidadania, marginalização cultural-econômica, crianças/adolescentes em situação de rua, trabalho infanto-juvenil.
Em seu conjunto, os capítulos apresentam uma concepção de Psicologia Escolar e Educacional que se assenta no compromisso com a função social da escola como agência formadora de uma visão de mundo e de um conjunto de habilidades e conhecimentos que podem, de forma integrada, contribuir para a saúde e a qualidade de vida. 
Esta obra se destina a alunos e professores de Psicologia e Educação bem como ao público em geral, interessado em conhecer propostas educacionais que visam ampliar a efetividade do processo de ensino e a relevância dos objetivos e produtos da escola necessária para os novos tempos.

Referencia

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira (org.). Psicologia Escolar e Educacional: saúde e qualidade de vida. 4. ed. Campinas: Alínea, 2012.
Outros livros do(s) autor(es)