Introdução à Administração: da competitividade à sustentabilidade
O livro Introdução à Administração: da competitividade à sustentabilidade tem como um dos seus objetivos principais estimular os estudos organizacionais nas primeiras séries dos cursos de Administração. E, para atingir esse objetivo, procura despertar a atenção dos iniciantes para aspectos atuais do estudo das organizações, como os paradigmas de gestão da qualidade ou a inovação trazida pela teoria da contingência que apresenta a concepção de que o ambiente é fundamental para a gestão organizacional.
- 3a edição
- Revisada
- Setembro/2013
- R$73,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-665-9
- ISBN
- 252
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual

Sumário
Sumário de Casos
Prefácio
Capítulo 1.
Organizações, Administração e suas Teorias
Maurício Cassar
Introdução
Organizações, administração e suas teorias
A teoria administrativa
Cronologia da administração
A evolução das correntes de administração
Enfoque técnico
Enfoque social
Enfoque burocrático
Enfoque sistêmico
O enfoque da qualidade
Considerações finais
Referências bibliográficas
Capítulo 2.
Planejamento e Administração Estratégica
Tércia Zavaglia
Introdução
Planejamento estratégico: importância, conceitos, tipos e etapas de um plano estratégico
Diagnóstico estratégico: conceito, importância e componentes da análise
Ambiente externo: conceito, importância e componentes da análise
Ambiente interno: conceito, importância e componentes da análise
Estratégias organizacionais: conceito, importância e tipos
Administração estratégica: conceito, importância e modelo
Considerações finais
Referências bibliográficas
Capítulo 3.
A Sustentabilidade nas Organizações
Reinaldo Dias
Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável
As empresas e o ambiente externo local
As empresas e a cultura ambiental interna
Gestão ambiental nas organizações
Conclusão
Referências bibliográficas
Orelha
O livro Introdução à Administração: da competitividade à sustentabilidade tem como um dos seus objetivos principais estimular os estudos organizacionais nas primeiras séries dos cursos de Administração. E, para atingir esse objetivo, procura despertar a atenção dos iniciantes para aspectos atuais do estudo das organizações, como os paradigmas de gestão da qualidade ou a inovação trazida pela teoria da contingência que apresenta a concepção de que o ambiente é fundamental para a gestão organizacional. Entre muitos outros temas abordados, destacam-se a importância do planejamento e da administração estratégica como instrumentos gerenciais para viabilizar a melhoria do desempenho organizacional, pois a sua implementação amplia a competitividade e eleva o posicionamento da empresa perante seus concorrentes e o mercado. Outra inovação do livro é a abordagem da questão do desenvolvimento sustentável como fator de competitividade para as organizações.
Por se tratar de um livro de introdução à Administração, apresenta didaticamente os conceitos, por meio de exemplos, casos concretos, que abordam situações vividas pelas empresas no ambiente organizacional brasileiro. Ao relacionar os conceitos com o cotidiano das empresas, a realidade fica mais clara, o que implica um melhor entendimento dos conceitos por parte dos estudantes.
Nesta terceira edição, foram feitos alguns ajustes que visam o aprimoramento do conteúdo e, facilitar o seu entendimento pelo público-alvo.