As Transformações da Educação e o Tempo Integral nas Escolas

Na educação em tempo integral, os estudantes têm aulas não apenas em um turno – quando passam cerca de cinco horas na escola – mas participam também de atividades no contraturno. Nesse caso, a jornada integral é, em geral, de sete horas diárias. O que fazer e como organizar este período para que de fato seja eficiente e proveitoso?

Educação, Escola e Inovação
1a edição
Janeiro/2024
R$72,00
Preço de capa
978-65-5755-061-8
ISBN
184
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Apresentação
Lara Andréa Crivelaro

Capítulo 1
Educação em tempo integral ou educação integral?
Francisco Aparecido Cordão
Rosemary Soffner
Bahij Amin Aur

Capítulo 2
As dimensões do desenvolvimento humano e as trilhas de aprendizagem na escola em tempo integral
Célia Regina de Godoy
Lucília Panisset Travassos

Capítulo 3
Educação em tempo integral: um caminho para uma educação integral e global ou vice-versa
Francisco Borges

Capítulo 4
A escola invisível: o desafio da aprendizagem permanente
Alexandre Sayad

Capítulo 5
Compreender o papel da tecnologia na sociedade é compo­nente de um projeto de formação integral
Betina von Staa

Capítulo 6
O tempo integral para crianças de até seis anos
Mariana Luz Camargo Mendes

Capítulo 7
A que horas bate o sinal?
Janine Rodrigues

Capítulo 8
O cartucho de prata da educação: escolas de período integral podem transformar a educação pública brasileira
Jair Ribeiro

Capítulo 9
A educação integral e o marketing de relacionamento
Luciana de Almeida Palhete

Sobre os autores

Orelha

Este livro, organizado pela socióloga e diretora acadêmica do Educbank, oferece um olhar aprofundado sobre um dos desafios mais significativos da educação brasileira contemporânea: a implementação eficaz da educação em tempo integral. Cumprindo as diretrizes do Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014, o livro se dedica a explorar não apenas a expansão quantitativa do ensino, mas principalmente sua transformação qualitativa.
Patrocinada pelo Instituto Educbank de Educação e Cultura, esta obra é parte de uma série de publicações comprometidas com a evolução da educação no Brasil, cujo tema central argumenta que a extensão do tempo escolar deve ser acompanhada por uma mudança significativa na qualidade do ensino. O foco é sobre como o tempo adicional na escola pode ser utilizado para enriquecer a experiência educativa dos alunos, preparando-os não só academicamente, mas também como cidadãos globais aptos a enfrentar os desafios do futuro.
Com expertise no campo educacional, os autores apresentam neste livro uma combinação de análises rigorosas e sugestões práticas, tornando-o um recurso valioso para educadores, formuladores de políticas e todos os interessados no avanço da educação integral no Brasil.
Caio Noronha
CEO do Educbank

Referencia

CRIVELARO, Lara Andréa (org.). As Transformações da Educação e o Tempo Integral nas Escolas. Campinas: Alínea, 2024.