Formação Docente, Arte e Tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico

Pensar a formação de professores de artes visuais no século XXI requer refletir sobre as possibilidades que as tecnologias da informação e da comunicação oferecem para esse campo de atuação. Longe de serem uma escolha, as TIC impõem-se no trabalho docente, muito menos porque gostamos e muito mais porque essa é a linguagem dos nossos alunos e porque as políticas públicas têm apontado para esse caminho.

1a edição
Setembro/2017
R$42,00
Preço de capa
978-85-7516-788-5
ISBN
194
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
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Sumário

Apresentação

Parte I. Alguns Fundamentos

Capítulo 1
Fundamentos Sócio-históricos para a Compreensão da Formação em Artes: impactos das tecnologias digitais
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Capítulo 2
Arqueologia do Futuro: a tríade educação, arte e tecnologia por Fredric Jameson
Giovana Bianca Darolt Hillesheim

Capítulo 3
Teoria Estética: contribuições baseadas em Theodor Adorno
Mari Ines Piekas

Capítulo 4
Apontamentos Filosóficos Acerca da Formação Docente em Arte: análise crítica de um problema
Giovana Bianca Darolt Hillesheim

Capítulo 5
Educação Estética: a visão de Karl Marx e reflexões para a formação docente em artes visuais
Angela Maria de Andrade Palhano

Parte II. Formação Docente

Capítulo 6
Formação de Professores: um recorte sobre o advento das tecnologias e a construção do sentido estético
Stéfani Rafaela Pintos da Rocha

Capítulo 7
Reflexões Sobre Formação Docente, Arte e Tecnologia: preâmbulo para uma proposta pedagógica baseada nas artes visuais
Fábio Wosniak

Capítulo 8
Arte e Tecnologia na Formação de Professores
Milka Lorena Plaza Carvajal

Capítulo 9
Tecnologias Contemporâneas: considerações sobre sua interferência na formação e atuação do professor de artes visuais
Valéria Metroski de Alvarenga

Capítulo 10
Apontamentos Sobre Políticas Educacionais e Formação de Professores
Yáskara Beiler Dalla Rosa

Capítulo 11
A contradição dos Interesses da Ação e da Criação no Ensino de Arte: um olhar sobre a condição da educação básica
Jaymini Pravinchandra Shah

Capítulo 12
Arte, Tecnologia e Formação de Professores: apontamentos na área da educação especial
Liane Carvalho Oleques

Orelha

Os desafios colocados na atualidade em relação à formação docente suscitam debates que vão desde problemáticas que implicam a baixa remuneração dos docentes até a estrutura organizacional das escolas públicas.
Pensar a formação de professores de artes visuais no século XXI requer refletir sobre as possibilidades que as tecnologias da informação e da comunicação oferecem para esse campo de atuação. Longe de serem uma escolha, as TIC impõem-se no trabalho docente, muito menos porque gostamos e muito mais porque essa é a linguagem dos nossos alunos e porque as políticas públicas têm apontado para esse caminho.
Trazendo à discussão diversos aspectos de tal conjuntura, a presente obra divide-se em duas partes. Na primeira, apresentam-se contribuições de pensadores acerca das artes, de seu ensino e de suas relações com as tecnologias. Com base em uma visão sócio-histórica, ao longo dos textos, são abordadas diversas questões que envolvem a formação docente, destacando os elementos críticos por trás das políticas públicas. Na segunda parte, desenvolvem-se articulações bem fundamentadas entre a formação docente em artes, o uso de novas tecnologias, a questão da inclusão e o entrelaçamento desses temas com as políticas públicas vigentes.

Referencia

SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da (org.). Formação Docente, Arte e Tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico. Campinas: Alínea, 2017.
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