Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios – Volume 2

O livro compartilha reflexões sobre o tema, o qual se constitui em potencialidades da realidade da América Latina sob o ponto de vista da Psicologia Escolar e Educacional, na intenção de contribuir com a formação e atuação de estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais. E, sobretudo, valoriza e visibiliza os saberes produzidos em países da América Latina, contribuindo para a construção e consolidação de um pensamento próprio, diverso e plural.

1a edição
Janeiro/2025
R$99,00
Preço de capa
978-65-5755-075-5
ISBN
316
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio

Apresentação

01
Debatendo a Subjetividade na Formação de Graduação e Pós-graduação
Jose Fernando Patiño Torres e Elias Caires de Souza

02
La Resignificación de la Identidad del Ser Docente de Preescolar en Torno a la Experiencia de la Educación en Tiempos de Pandemia en Colombia
María Camila Guerrero Pazmiño e Mónica Roncancio-Moreno

03
O Desenvolvimento da Subjetividade: uma alternativa frente às teorias do desenvolvimento psíquico
Fernando González Rey e Albertina Mitjáns Martínez

04
Os Objetos, a Mediação de Adultos e seu Papel nos Processos de Desenvolvimento e Educação em Crianças Pequenas
Francisco José Rengifo-Herrera, Gabriela Mietto, Priscilla Nascimento-Dias, Thaís Gerbassi e Caio de Melo

05
Los Procesos Psicológicos para la Formación Ético-Ambiental del Escolar Primario
Irina Lozada Sotelo, Eumelia Victoria Romero Pacheco e José Fernando Patiño Torres

06
Psicologia Escolar e a Configuração Subjetiva da Docência de Professoras da Educação Infantil: reflexões a partir de suas trajetórias formativas
Cirlei Evangelista Silva e Maristela Rossato

07
La Formación en Salud Sexual y Reproductiva de Estudiantes de Secundaria Básica en Cuba
Sandra Ochoa Durán, Clara Ofelia Suárez Rodríguez, María del Toro Sánchez, Ailién Chaveco Castillo e Olga Viviana Chacón Hernández

08
Aprender en la escuela: el modelo de comunidad de aprendizaje. Experiencias en Cuba
Mario Rodríguez-Mena García e Roberto Corral Ruso

09
La Formación Ciudadana de los Educandos con Discapacidad Intelectual, un Acercamiento Al Tema
Odalys Téllez Veranes e Tamara Téllez Veranes

10
O Desafio de Ser Mãe Universitária no Brasil: um estudo de caso a partir da teoria da subjetividade
Ana Carolina Brito Menezes e Daniel Magalhães Goulart

11
Vivências Subjetivas de Um Estudante Ingressante pelo Sistema de Cotas em Universidade Pública Brasileira
Mallu Nunes e Wilsa Ramos

12
Perfil de Inteligencia Emocional Asociado al Bajo Rendimiento Académico: el caso de una muestra estudiantes de Psicología en Colombia
Fabio Cesar Castaño e Johnny Javier Orejuela

13
La Aprehensión Subjetivo-Objetivo de lo Comunicativo-Dialógico en los Profesionales del Deporte Cubano
Rosa Elvira Cabrera Acosta, Roberto Sierra Barbado, Alina Bestard Revilla, Santa Mercedes Castillo Limonta e Jonathan Gonzalez Pieras

Autores

Orelha

Tendo em vista o crescente aumento de desafios escolares quanto ao acesso, à permanência e às desigualdades sociais enfrentados pela comunidade escolar na América Latina, cenário fértil para reflexões diversas, nos mobilizamos a publicar um livro no campo da Psicologia Escolar e Educacional voltado a essa temática. O objetivo do livro é apresentar estudos, pesquisas e debates da Psicologia Escolar na América Latina, reunindo trabalhos inéditos a respeito, em diferentes países latinos e sob o olhar analítico e crítico de estudiosos da área, considerando as mais diversas perspectivas, quer sejam textos teóricos ou empíricos.
Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios se refere a uma coletânea composta por dois volumes, contando com autoras e autores de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, México, e Porto Rico, dentre outros, em que promovem reflexões crítico-analíticas das realidades educativas de seus contextos sociais e políticos.
Assim, enquanto organizadores dessa coletânea, pretendemos compartilhar reflexões sobre o tema, que se constitui em potencialidades da realidade da América Latina sob o ponto de vista da Psicologia Escolar e Educacional, na intenção de contribuir com a formação e atuação de estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais. E, sobretudo, se pretende valorizar e visibilizar os saberes produzidos por autores e autoras dos países da América Latina, contribuindo para a consolidação de um pensamento próprio, diverso, plural e original.

Referencia

NEGREIROS, Fauston; TORRES, José Fernando Patiño (orgs.). Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios – Volume 2. Campinas: Alínea, 2025.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos
    A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos
    Fauston Negreiros e Herculano Ricardo Campos (Orgs.)
  2. Psicologia Escolar Crítica e Registros Documentais
    Psicologia Escolar Crítica e Registros Documentais
    Fauston Negreiros e Thaisa da Silva Fonseca (orgs.)
  3. Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+
    Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+
    Fauston Negreiros e Ronaldo Alexandrino (orgs.)
  4. Psicologia Escolar Crítica e Movimentos Sociais
    Psicologia Escolar Crítica e Movimentos Sociais
    Fauston Negreiros e Tatiana Platzer do Amaral (orgs.)
  5. Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios – Volume 1
    Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios – Volume 1
    Fauston Negreiros e José Fernando Patiño Torres (orgs.)
  6. Psicología Escolar en América Latina: rumbos y desafíos - Volume 1
    Psicología Escolar en América Latina: rumbos y desafíos - Volume 1
    Fauston Negreiros e José Fernando Patiño Torres (orgs.)
  7. Psicología Escolar en América Latina: rumbos y desafíos - Volume 2
    Psicología Escolar en América Latina: rumbos y desafíos - Volume 2
    Fauston Negreiros e José Fernando Patiño Torres (orgs.)
Veja Também