Psicologia do Desenvolvimento Crítica: realidades da adolescência brasileira - Volume 2

Neste livro apresentamos estudos, pesquisas e debates sobre as adolescências diversas do território brasileiro, reunindo trabalhos inéditos, em diferentes regiões e estados do Brasil e sob o olhar analítico e reflexivo de estudiosos da área, considerando as perspectivas críticas em Psicologia do Desenvolvimento.

1a edição
Julho/2025
R$88,00
Preço de capa
978-65-5755-092-2
ISBN
236
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Capítulo 1.
Adolescentes na Amazônia: violações e injustiça ambiental de grandes empreendimentos em Porto Velho
Lílian Caroline Urnau

Capítulo 2.
Capoeira e adolescências: vivências educacionais e periféricas
Gleicivânia Eleutério de Oliveira e Nara Maria Forte Diogo

Capítulo 3.
Trajetórias juvenis: cuidado ético-estético de si e do outro
Suzi Brum de Oliveira e Silviane Barbato

Capítulo 4.
Adolescências, pessoas com deficiência e sociedade: reflexões críticas a partir da Psicologia Histórico-Cultural
Ícaro Pedraça Freitas e Fauston Negreiros

Capítulo 5.
A perspectiva da educação de adolescentes surdos e educação social em Vigotski
Regina Lúcia Sucupira Pedroza e Simone Aparecida dos Santos Silva

Capítulo 6.
Adolescências LGB’s interioranas: invisibilidades, políticas públicas e vulnerabilidades
Elder Cerqueira-Santos e Sanches Max Jesus Viana

Capítulo 7.
Efeitos psicossociais da violência intrafamiliar no desenvolvimento de adolescentes mineiras: um olhar marxista sobre o desenvolvimento adolescente
Juliana Montenegro Brasileiro, Larissa Medeiros Marinho dos Santos e Wilsa Maria Ramos

Capítulo 8.
Maturidade para a escolha profissional em adolescentes de Manaus
Alvacir Siqueira da Silva Júnior, Cinthya Mara Teles de Sousa Guedes, Gisele Pereira da Silva e Gisele Cristina Resende

Capítulo 9.
Caracterização da produção científica de pesquisas longitudinais relacionadas a processos de resiliência de adolescentes e jovens
Neli de Faria Henriques Cacozza de Souza, Alex Sandro Gomes Pessoa e Amanda Barbosa Ferrador

Capítulo 10.
Repercussões da Pandemia da COVID-19 na saúde mental de adolescentes
Caroline Stefany Marques de Sousa, Sara Evelyn Mota da Silva, Breno de Oliveira Ferreira e Gisele Cristina Resende

Capítulo 11.
Inter-relação entre problemas internalizantes e externalizantes de mães e adolescentes do sudeste do Brasil
Angela Helena Marin e Milena Miyuki Hiratuca Ujihara

Orelha

Psicologia do Desenvolvimento Crítica: realidades da adolescência brasileira é uma coletânea com objetivo de apresentar estudos, pesquisas e debates sobre as adolescências diversas do território brasileiro, reunindo trabalhos inéditos, em diferentes regiões e estados do Brasil e sob o olhar analítico e reflexivo de estudiosos da área, considerando as perspectivas críticas em Psicologia do Desenvolvimento.
Uma das principais críticas à Psicologia do Desenvolvimento é que ela deve ser abordada de forma pluralista, considerando o desenvolvimento como um processo complexo e dinâmico de interação entre fatores biológicos e culturais. Não obstante, pretendemos apresentar e provocar novos caminhos para a fundamentação de uma Psicologia do Desenvolvimento Crítica, analisando a atualidade, relevância e estatuto político da adolescência em território brasileiro. Considerando, sobretudo, o adolescente como um sujeito histórico e de direitos.
Enquanto organizadores desta coletânea, almejamos cooperar, mesmo de forma exploratória, introdutória, com novas reflexões sobre as adolescências brasileiras e os estudos no campo do Desenvolvimento Humano, mas, em especial, que possamos seguir descolocando os adolescentes para ocupar lugares mais ativos nos estudos que versam sobre suas realidades: urge que sejam mais ouvidos e validados na academia! Ademais, temos votos de que a obra possa colaborar com a formação e atuação de estudantes, pesquisadores, professores e profissionais que atuam em diferentes espaços com adolescentes.

Referencia

DE SOUZA TORRES, Marck; NEGREIROS, Fauston (orgs.). Psicologia do Desenvolvimento Crítica: realidades da adolescência brasileira - Volume 2. Campinas: Alínea, 2025.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos
    A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos
    Fauston Negreiros e Herculano Ricardo Campos (Orgs.)
  2. Psicologia Escolar Crítica e Registros Documentais
    Psicologia Escolar Crítica e Registros Documentais
    Fauston Negreiros e Thaisa da Silva Fonseca (orgs.)
  3. Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+
    Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+
    Fauston Negreiros e Ronaldo Alexandrino (orgs.)
  4. Psicologia Escolar Crítica e Movimentos Sociais
    Psicologia Escolar Crítica e Movimentos Sociais
    Fauston Negreiros e Tatiana Platzer do Amaral (orgs.)
  5. Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios – Volume 1
    Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios – Volume 1
    Fauston Negreiros e José Fernando Patiño Torres (orgs.)
  6. Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios – Volume 2
    Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios – Volume 2
    Fauston Negreiros e José Fernando Patiño Torres (orgs.)
  7. Psicología Escolar en América Latina: rumbos y desafíos - Volume 1
    Psicología Escolar en América Latina: rumbos y desafíos - Volume 1
    Fauston Negreiros e José Fernando Patiño Torres (orgs.)
  8. Psicología Escolar en América Latina: rumbos y desafíos - Volume 2
    Psicología Escolar en América Latina: rumbos y desafíos - Volume 2
    Fauston Negreiros e José Fernando Patiño Torres (orgs.)
Veja Também