Desenvolvimento Infantil: família, proteção e risco

O livro suscita reflexões teóricas e procura revisar práticas que têm pouco ou nenhum sentido para o trabalho em comunidades carentes. Pretende ser um instrumento de estímulo à produção de conhecimento, identificando e estudando as circunstâncias de risco ao desenvolvimento das crianças nessas comunidades.
Partimos do pressuposto teórico de que a criança e a infância são construídas. Em vez de uma abordagem centrada apenas na criança, temos que estudar, também, o contexto de seu desenvolvimento - condições históricas, políticas, culturais e interpessoais - no qual ela se constitui.
Temos como objetivo iniciar a construção de uma base para o planejamento, avaliação e administração de serviços de promoção e recuperação da saúde psicológica em contextos de desenvolvimento, considerando, desde a perspectiva da totalidade, as condições concretas de vida das crianças e como suas mães ou responsáveis compreendem seu modo de crescer e de se desenvolver.
É importante assinalar que a escala apresentada no livro, fruto de pesquisas nacionais e internacionais, traz em seu bojo uma nova compreensão do desenvolvimento infantil, propiciando àqueles que desejam a investigação de dimensões do desenvolvimento de uma criança, a partir do olhar de seu cuidador, tendo como referência seu modo de viver e as circunstâncias externas que constituem sua personalidade.
1a edição
Julho/2007
R$36,00
Preço de capa
978-85-7516-175-3
ISBN
0
Páginas
140 x 210 mm
Formato
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Considerações Iniciais
Desenvolvimento da Criança: um processo histórico e participativo

Capítulo 1
O Modelo Ecológico no Estudo do Desenvolvimento Infantil: algumas aplicações

Raquel Souza Lobo Guzzo e Carolina de Aragão Escher Marques, Elisana Marta Machado e Raquel Pondian Tizzei

Capítulo 2
Conhecendo as Famílias: descrição do instrumento, relato dos procedimentos e caracterização dos participantes

Raquel Souza Lobo Guzzo e Carolina de Aragão Escher Marques, Elisana Marta Machado e Raquel Pondian Tizzei

Capítulo 3
Olhar sobre a Criança: perspectiva de pais sobre o desenvolvimento

Raquel Souza Lobo Guzzo e Raquel Pondian Tizzei

Capítulo 4
Falando da Criança e de sua Vida: compreendendo a visão dos pais

Raquel Souza Lobo Guzzo e Carolina de Aragão Escher Marques

Capítulo 5
Risco e Proteção: busca por uma compreensão não-linear desses constructos

Raquel Souza Lobo Guzzo e Elisana Marta Machado

Considerações Finais
As Possibilidades de Investigação

Anexo

Referencia

GUZZO, Raquel de Souza Lobo (org.). Desenvolvimento Infantil: família, proteção e risco. Campinas: Alínea, 2007.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Psicologia Escolar: Padrões e práticas em países de língua espanhola e portuguesa
    Psicologia Escolar: Padrões e práticas em países de língua espanhola e portuguesa
    Org.: Raquel Souza Lobo Guzzo, Leandro da Silva Almeida, Solange Múglia Wechsler
  2. Enfrentando o Cotidiano Adverso: estudo sobre resiliência em adolescentes
    Enfrentando o Cotidiano Adverso: estudo sobre resiliência em adolescentes
    Luisa Helena A. P. Trombeta e Raquel Souza Lobo Guzzo
  3. Educação Social e Psicologia
    Educação Social e Psicologia
    Sueli Maria Pessagno Caro e Raquel Souza Lobo Guzzo
  4. Psicologia Ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente
    Psicologia Ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente
    Hartmut Günther, José Q. Pinheiro e Raquel Souza Lobo Guzzo (orgs.)
  5. Psicologia Social para a América Latina: o resgaste da psicologia da libertação
    Psicologia Social para a América Latina: o resgaste da psicologia da libertação
    Raquel Souza Lobo Guzzo e Fernando Lacerda Júnior (org.)
  6. Psicologia Escolar: LDB e educação Hoje
    Psicologia Escolar: LDB e educação Hoje
    Raquel Souza Lobo Guzzo (org.)
  7. Psicologia & Sociedade: interfaces no debate sobre a questão social
    Psicologia & Sociedade: interfaces no debate sobre a questão social
    Fernando Lacerda Jr. e Raquel S. L. Guzzo (orgs.)
  8. Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
    Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
    Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araujo (Orgs.)
  9. Psicologia Social: perspectivas críticas de atuação e pesquisa
    Psicologia Social: perspectivas críticas de atuação e pesquisa
    Marcia Hespanhol Bernardo, Raquel Souza Lobo Guzzo, Vera Lúcia Trevisan de Souza (orgs)
  10. Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Vera Lucia Trevisan de Souza, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araújo (orgs.)