Formação de Professores: discutindo o ensino de Psicologia

No presente livro, os trabalhos desenvolvidos voltam-se para o estudo e a investigação de processos de natureza psicológica presentes nas instituições de ensino superior, que envolvem o aluno e o professor universitário. Em uma produção coletiva, incorpora-se a pesquisa como princípio do fazer universitário, apresentam-se diferentes reflexões e estudos dos autores a respeito da Psicologia e de sua relação com a formação de professores, o desenvolvimento profissional e constituição da docência, o ensino de psicologia nas licenciaturas e com as contribuições às práticas pedagógicas.Trata-se de uma obra que representa importante leitura para as discussões que se travam no campo da formação de professores e convoca estudiosos da área de Psicologia, em particular da Psicologia da Educação, educadores e estudantes para o enfrentamento desse grande desafio.

2a edição
Revisada
Maio/2016
R$46,00
Preço de capa
978-85-7516-769-4
ISBN
160
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio

A Obra e seu Contexto de Produção

Parte 1 – Desenvolvimento Profissional e Constituição da Docência

Capítulo 1
Teorias Implícitas na Ação Docente: Contribuição teórica ao desenvolvimento do professor prático-reflexivo

Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla

Capítulo 2
Desenvolvimento Profissional do Professor: Desafios institucionais
Sérgio Antonio da Silva Leite

Parte 2 – O Ensino de Psicologia nas Licenciaturas

Capítulo 3
Conhecimento Psicológico e Formação de Professores
Clarisa Terezinha Guerra

Capítulo 4
Discutindo a Relação Professor-licenciado e Aluno-adolescente à Luz da Formação em Psicologia
Patrícia Cristina Albieri de Almeida

Capítulo 5
O Ensino de Psicologia da Educação sob o Olhar de Licenciados e Licenciandos
Priscila Larocca

Parte 3 – Contribuições às Práticas Pedagógicas

Capítulo 6
Ensinando Psicologia na Licenciatura: Experiências, opções e aprendizagens
Sylvia Helena Souza da Silva Batista e Roberta Gurgel Azzi

Capítulo 7
Ensino de Psicologia na Licenciatura: Estratégias de ensino como facilitadoras da articulação entre realidade da escola e conteúdo teórico
Roberta Gurgel Azzi, Marli Amélia Lucas Pereira e Sylvia Helena Souza da Silva Batista

Orelha

A Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas sedia, desde 1996, o Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia e Educação Superior, que inicialmente se dedicavaà temática da evasão do universitário na Unicamp.
No presente livro, os trabalhos desenvolvidos voltam-se para o estudo e a investigação de processos de natureza psicológica presentes nas instituições de ensino superior, que envolvem o aluno e o professor universitário. Em uma produção coletiva, incorpora-se a pesquisa como princípio do fazer universitário, apresentam-se diferentes reflexões e estudos dos autores a respeito da Psicologia e de sua relação com a formação de professores, o desenvolvimento profissional e constituição da docência, o ensino de psicologia nas licenciaturas e com as contribuições às práticas pedagógicas.Trata-se de uma obra que representa importante leitura para as discussões que se travam no campo da formação de professores e convoca estudiosos da área de Psicologia, em particular da Psicologia da Educação, educadores e estudantes para o enfrentamento desse grande desafio.

Referencia

AZZI, Roberta Gurgel; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão (orgs.). Formação de Professores: discutindo o ensino de Psicologia. 2. ed. Campinas: Alínea, 2016.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Auto-Eficácia em Diferentes Contextos
    Auto-Eficácia em Diferentes Contextos
    Roberta Gurgel Azzi e Soely Aparecida Jorge Polydoro (orgs.)