Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática

Os estudos, investigações, reflexões e proposições expressos no presente livro defendem que a Psicologia Escolar brasileira, a partir de seus múltiplos e diversificados campos de atuação e de pesquisa, pode se tornar referência no combate às desigualdades e injustiças sociais; na mediação de concepções críticas e dialéticas acerca do homem, seu desenvolvimento, sua subjetividade, seus processos de aprendizagem e de comunicação; na sensibilização a uma ética de princípios justos e solidários e a um compromisso social consciente e crítico que suscite as necessárias transformações socioeducativas e ético-políticas.

Coleção Psicologia Escolar e Educacional
2a edição
Revisada
Maio/2015
R$72,00
Preço de capa
978-85-7516-718-2
ISBN
280
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Parte 1. Cenários da Formação em Psicologia Escolar

Capítulo 1
Desafios e Perspectivas para a Psicologia Escolar com a Implantação das Diretrizes Curriculares
Alacir Villa Valle Cruces

Capítulo 2
Formando Psicólogos Escolares: Problemas, vulnerabilidades, desafios e horizontes
Raquel Souza Lobo Guzzo, Adinete Sousa da Costa e Izabella Mendes Sant’Ana

Parte 2. Panorama das Concepções e práticas em Psicologia Escolar

Capítulo 3
A Atuação dos Psicólogos Escolares no Distrito Federal
Marisa Maria Brito da Justa Neves

Capítulo 4
A Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação Frente à Demanda Escolar: Concepções, práticas e inovações
Marilene Proença Rebello de Souza e Silvia Maria Cintra da Silva

Capítulo 5
A Intervenção do Psicólogo na Formação de Professores: Contribuições da Psicologia Histórico-cultural
Marilda Gonçalves Dias Facci

Capítulo 6
Educação, Valores e Formação de Professores: Contribuições da Psicologia Escolar
Vera Lucia Trevisan de Souza

Parte 3. Pesquisa e Intervenção em Psicologia Escolar: Ampliação de contextos, perspectivas e compromissos

Capítulo 7
Psicologia Escolar na Educação Superior: Novos cenários de intervenção e pesquisa
Claisy Maria Marinho-Araujo

Capítulo 8
Explorando Possibilidades: O trabalho do psicólogo na educação superior
Sônia Maria Rocha Sampaio

Capítulo 9
O Psicólogo Escolar e o Processo de Escolarização de Pessoas com Deficiência Intelectual
Alexandra Ayach Anache

Capítulo 10
A Contribuição do Psicólogo Escolar para o Desenvolvimento das Altas Habilidades
Denise de Souza Fleith

Capítulo 11
Abrigamento, Narrativas Infantis: A importância da Psicologia Escolar em contextos de abrigo
Celia Vectore e Cíntia Carvalho

Capítulo 12
Consumo de Álcool pelas Adolescentes: Um (novo) desafio para o psicólogo na escola
Herculano R. Campos e Débora Karla Sampaio Alves

Orelha

Na presente obra, o foco da produção dos autores recai sobre os recentes cenários e contextos de pesquisa, formação e prática que se apresentam à Psicologia Escolar na atualidade, principalmente quanto: aos desafios instalados com a implantação das Diretrizes Curriculares na formação inicial em psicologia escolar; às concepções e fundamentos que embasam as práticas e intervenções dos psicólogos escolares no país; às possibilidades de ampliação de pesquisa e de intervenção em Psicologia Escolar.
Os estudos, investigações, reflexões e proposições expressos no presente livro defendem que a Psicologia Escolar brasileira, a partir de seus múltiplos e diversificados campos de atuação e de pesquisa, pode se tornar referência no combate às desigualdades e injustiças sociais; na mediação de concepções críticas e dialéticas acerca do homem, seu desenvolvimento, sua subjetividade, seus processos de aprendizagem e de comunicação; na sensibilização a uma ética de princípios justos e solidários e a um compromisso social consciente e crítico que suscite as necessárias transformações socioeducativas e ético-políticas.
O Grupo de Trabalho (GT) Psicologia Escolar/Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), criado em 1994, vem consolidando seu compromisso em discutir a formação, a atuação, a pesquisa e as políticas no âmbito da Pós-graduação em Psicologia no Brasil.
Tal objetivo vem se concretizando, há 18 anos, nas coletâneas dos livros editados pela editora Alínea, favorecendo o acesso ao estudo e à reflexão de temas ligados a pesquisa, atuação e formação profissional em Psicologia Escolar.

Referencia

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria (org.). Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática. 2. ed. Campinas: Alínea, 2015.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional
    Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional
    Claisy Maria Marinho-Araujo e Sandra Francesca Conte de Almeida
  2. Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
    Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
    Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araujo (Orgs.)
  3. Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Vera Lucia Trevisan de Souza, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araújo (orgs.)
  4. Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1
    Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1
    Claisy M. Marinho-Araujo e Adrielle de Matos Borges Teixeira (orgs.)
  5. Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 2
    Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 2
    Claisy M. Marinho-Araujo e Izabella Mendes Sant'Ana (orgs.)
  6. Psicologia escolar na educação superior
    Psicologia escolar na educação superior
    Claisy Maria Marinho-Araujo e Lilian Aparecida Cruz Dugnani (orgs.)