Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional

Espera-se que este trabalho, além de apresentar ao leitor (psicólogo escolar ou não) fonte de reflexão sobre a formação e atuação profissionais, instigue um maior número de psicólogos ao desafio mobilizador de encontrar caminhos que ampliem o papel do psicólogo escolar e viabilizem ações comprometidas com as demandas sociais e educacionais.

4a edição
Revisada e Ampliada
Novembro/2014
R$48,00
Preço de capa
978-85-7516-711-3
ISBN
128
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Parte 1. Psicologia Escolar: História e conexões, fios e desafios

Capítulo 1
Encontros, Desafios e Impasses: A história da articulação entre a Psicologia e a Educação no Brasil

Capítulo 2
Delimitando Espaços, Estabelecendo Conexões: educação e escola
Educação
A educação na escola

Capítulo 3
Professor e Escola: Trabalho e profissão
Professor: formação e desempenho
Professor: subjetividade e trabalho

Parte 2. Psicologia Escolar: Identidade em construção

Capítulo 4
Memória e Atualidade

Capítulo 5
Formação como Ação Formativa

Parte 3. Psicologia Escolar e a Atuação Profissional

Capítulo 6
Intervenção Institucional:Possibilidades de prevenção em Psicologia Escolar
Atuação preventiva: a intencionalidade no planejamento

Palavras Finais

Anexo 1. Orientações para Observação em Sala de Aula
Anexo 2. Roteiros e Registro de Observação em Sala de Aula
Anexo 3. Roteiros para Entrevista com Professores

Referências
Documentação oficial e legislação

Orelha

É objetivo deste livro contribuir para a visibilidade de novas formas de atuação psicológica no contexto escolar. Compreendendo a escola como um lugar privilegiado do exercício profissional em Psicologia Escolar, as autoras defendem a intervenção institucional, prioritariamente o trabalho com os professores e com a equipe escolar, visando a construção de espaços de interlocução favoráveis à circulação de concepções e representações sobre o desenvolvimento humano, às estratégias psicopedagógicas de ensino e aprendizagem, às abordagens para o desenvolvimento de equipe, aos diferentes enfoques na ação relacional. Para tal, acreditam na perspectiva preventiva de atuação, comprometida com as transformações sociais, ao mesmo tempo que evidenciam as contradições entre as práticas educativas e as demandas dos sujeitos no contexto 4 educacional, de modo a propiciar alternativas de superação da visão conservadora de adaptação escolar e social. Espera-se que este trabalho, além de apresentar ao leitor (psicólogo escolar ou não) fonte de reflexão sobre a formação e atuação profissionais, instigue um maior número de psicólogos ao desafio mobilizador de encontrar caminhos que ampliem o papel do psicólogo escolar e viabilizem ações comprometidas com as demandas sociais e educacionais que urgem ser respondidas no país. Potencializar a opção profissional e pessoal pela autoria da história - para nela investir em possibilidades -, nutrir esperanças e lutar por uma ética de tolerância e de solidariedade: este é o convite aqui feito.

Referencia

ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria (orgs.). Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional. 4. ed. Campinas: Alínea, 2014.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
    Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
    Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araujo (Orgs.)
  2. Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas
    Vera Lucia Trevisan de Souza, Fabiola de Sousa Braz Aquino, Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araújo (orgs.)
  3. Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1
    Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 1
    Claisy M. Marinho-Araujo e Adrielle de Matos Borges Teixeira (orgs.)
  4. Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 2
    Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 2
    Claisy M. Marinho-Araujo e Izabella Mendes Sant'Ana (orgs.)
  5. Psicologia escolar na educação superior
    Psicologia escolar na educação superior
    Claisy Maria Marinho-Araujo e Lilian Aparecida Cruz Dugnani (orgs.)
Veja Também