PCNs e Temas Transversais: análise histórica das políticas educacionais brasileiras

Mara Regina Martins Jacomeli
Esta pesquisa sumula e examina, com muita acuidade, a questão dos temas transversais, componente nuclear de nossa política educacional recente. Mas, para além disso, apreende, historicamente, essa inovação, trazendo à tona o conservadorismo, não apenas de nossa prática educacional, mas do pensamento pedagógico que a sustenta. A leitura deste trabalho subsidia, significativamente, as pesquisas educacionais presentes e futuras, e provoca positivamente os educadores de ofício.
Coleção Educação em Debate
1a edição
Abril/2007
R$43,00
Preço de capa
978-85-7516-190-6
ISBN
214
Páginas
140 x 210 mm
Formato
Português
Idioma
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Prefácio

Introdução


Capítulo 1
Globalização e Políticas Educacionais Brasileiras
A globalização do capitalismo e os novos papéis atribuídos ao Estado e à sociedade civil
A globalização e as diretrizes das políticas educacionais
Pós-modernidade, ciência e conhecimento


Capítulo 2
PCNs e Temas Transversais: a proposta oficial
O porquê da existência dos PCNs
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e o currículo para a educação escolar
Os PCNs para os dois primeiros ciclos do ensino fundamental
Os temas transversais dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental
Os PCNs dos dois últimos ciclos do ensino fundamental
Os temas transversais dos dois últimos ciclos do ensino fundamental
A concepção de conhecimento dos PCNs e temas transversais: o paradigma da complexidade


Capítulo 3
Os Estudos Sociais e as Aproximações com os Temas Transversais
A reforma educacional empreendida pela Lei 5.692/71
A Lei 5.692/71 e os estudos sociais


Capítulo 4
As Permanências e as Rearticulações da Doutrina Liberal-escolanovista na História da Educação Brasileira
O liberalismo - princípios e fundamentação teórica
O escolanovismo - princípios e fundamentação teórica


Considerações finais

Referências