Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas

Claisy Maria Marinho-Araujo , Fabiola de Sousa Braz Aquino , Raquel de Souza Lobo Guzzo e Vera Lucia Trevisan de Souza (orgs.)

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Sinopse

Este livro é uma tentativa de refletir sobre as práticas efetivas do psicólogo escolar de uma perspectiva crítica, com base no respeito à diversidade e nas diferentes formas culturais e microculturais, bem como aceitando o desafio de produzir discursos teoricamente densos e engajados com tais ações. Desse modo, na tessitura dos capítulos, defende-se que os profissionais da psicologia precisam fazer um esforço de revisão dos conceitos e práticas que foram a tônica de sua formação básica para o enfrentamento e superação das questões que se colocam no dia a dia da relação entre o psicólogo e a escola.

Sumário

Apresentação


Parte 1. Propostas teórico-metodológicas


Capítulo 1
A Dimensão Psicossocial na Formação do Psicólogo Escolar Crítico
Paula Costa de Andrada, Ana Paula Petroni, Juliana Soares de Jesus e Vera Lucia Trevisan de Souza


Capítulo 2
Inovações Metodológicas em Psicologia Escolar: Pesquisa-intervenção e formação continuada
Rosimeire Afonso Dutra-Freitas e Claisy Maria Marinho-Araujo


Capítulo 3
Psicologia Escolar na Educação Infantil: Proposições teóricas e metodológicas para a atuação profissional
Fabíola de Sousa Braz Aquino, Gabriela Oliveira do Nascimento, Hianne Oliveira Almeida e Vanessa da Cruz Alexandrino


Capítulo 4
Psicologia Escolar no Ensino Médio: Reflexões sobre o trabalho e profissão
Maura Assad Pimenta Neves, Guilherme Siqueira Arinelli, Elaine de Cássia Gonçalves dos Reis, Fernanda Pereira Medeiros e Vera Lucia Trevisan de Souza


Parte 2. Experiências de Formação e Práticas Emancipatórias


Capítulo 5
Formação Continuada de Psicólogas Escolares da Rede Pública de Ensino: Compromisso com práticas transformadoras
Fabíola de Sousa Braz Aquino, Henrique Jorge Simões Bezerra, Amanda Costa Vicente, Gabriela Oliveira do Nascimento e Marina Campos da Silva


Capítulo 6
Contribuições da Psicologia Escolar à Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Saúde e Educação
Claudia Gomes, Lilian Aparecida Cruz Dugnani e Vânia Rodrigues Lima Ramos


Capítulo 7
Psicologia Escolar e Família: Importância da proximidade e do diálogo
Raquel Souza Lobo Guzzo, Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Mara Aparecida Lissarassa Weber, Izabella Mendes Sant’Ana e Soraya Sousa Gomes Teles da Silva


Parte 3. Psicologia Escolar e Demandas Contemporâneas


Capítulo 8
Estudantes Negros na Universidade: O que a Psicologia Escolar/Educacional tem a ver com isso?
Adrielle Matos Teixeira, Djean Ribeiro Gomes e Maria Virginia Machado Dazzani


Capítulo 9
ONGs Educativas: Um recente contexto de atuação para o psicólogo escolar
Pollianna Galvão e Claisy Maria Marinho-Araujo


Capítulo 10
Psicologia Escolar e Políticas Públicas no Maranhão: História e compromissos atuais
Pollianna Galvão e Claisy Maria Marinho-Araujo


Capítulo 11
Cursos de Alto Prestígio Social e Estudantes de Origem Popular: Seletividade e democratização
Sandra Andrade da Silva e Sônia Maria Rocha Sampaio

Referência Bibliográfica

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; AQUINO, Fabiola de Sousa Braz ; GUZZO, Raquel de Souza Lobo; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de (orgs.). Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas. Campinas: Alínea, 2018.