Monografia Passo a Passo

Maria Cristina Traldi e Reinaldo Dias

O livro contém três partes: estrutura da monografia, aspectos gerais de apresentação da monografia e critérios para a elaboração das referências bibliográficas.
Na primeira parte - estrutura da monografia -, cabe destacar a exemplificação da forma de apresentação das páginas pré-textuais e a definição dos elementos básicos da monografia.
Na segunda parte, os aspectos técnicos gerais de apresentação da monografia, expressando o "formato e a estética da monografia" a serem considerados, são descritos e exemplificados, sempre que necessário, para melhor entendimento do leitor.
Na terceira parte - elaboração das referências bibliográficas -, além da descrição dos mais variados tipos de referências bibliográficas, são acrescentadas as normas internacionais para referência de documentos eletrônicos, formas de bibliografia da era da internet.

7a edição
Revisada
Agosto/2011
R$42,00
Preço de capa
978-85-7516-486-0
ISBN
138
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Introdução

Capítulo 1 - O Planejamento da Monografia
1.1 O projeto de pesquisa

Capítulo 2 - A Estrutura da Monografia
2.1 Elementos que compõem a monografia
2.2 Capa do trabalho científico
2.3 Preliminares ou parte pré-textual da monografia
2.4 Corpo principal da monografia – parte textual

Capítulo 3 - Aspectos Gerais de Apresentação da Monografia
3.1 Tamanho da folha
3.2 Utilização do papel
3.3 Espaço entrelinhas
3.4 Margem
3.5 Paginação
3.6 Redação
3.7 Parênteses
3.8 Citações
3.9 Abreviações e siglas
3.10 Notas

Capítulo 4 - Critérios para Elaborar a Lista de Referências
4.1 Referência
4.2 Elementos de identificação de um documento
4.3 Como elaborar a lista de referências?
4.4 Modelos de referências
4.5 Normas Vancouver

Referências

Orelha

O livro de Maria Cristina Traldi e Reinaldo Dias contém três partes: estrutura da monografia, aspectos gerais de apresentação da monografia e critérios para a elaboração das referências bibliográficas. 
Na primeira parte — estrutura da monografia —, cabe destacar a exemplificação da forma de apresentação das páginas pré-textuais e a definição dos elementos básicos da monografia. Note-se, também, a ênfase no caráter flexível e 
variante das escolhas destes aspectos formais, todos igualmente aceitáveis, sendo mais importante a coerência e a manutenção do mesmo estilo no decorrer de todo o texto. Quanto aos passos fundamentais na elaboração da monografia, a preocupação dos autores foi “levar o leitor a compreender melhor a estrutura do trabalho monográfico, os requisitos básicos para sua elaboração e apresentação, destacando os pontos que mais geram controvérsias no momento de redigir a monografia”. 
Na segunda parte, os aspectos técnicos gerais de apresentação da monografia, ex-pressando o “formato e a estética da monografia” a serem considerados, são descritos e exemplificados, sempre que necessário, para melhor entendimento do leitor. 
Na terceira parte — elaboração das referências bibliográficas —, além da descrição 
dos mais variados tipos de referências bibliográficas, são acrescentadas as normas internacionais para referência de documentos eletrônicos, formas de bibliografia da era da internet. Especialmente esta última seção será de considerável ajuda aos autores de trabalhos monográficos, preenchendo uma lacuna da maioria dos livros que tratam deste tema. Como enfatizam os próprios autores da obra, sua contribuição maior está “na forma de apresentação, visto que muitos autores já discorreram 
sobre o conteúdo da monografia”.

José Camilo dos Santos Filho

Veja Também