Ensinando Ciências na Educação Infantil

Alessandra Arce, Debora A. S. M. da Silva e Michele Varotto

A criança pequena está a iniciar sua jornada em nosso mundo, a ela tudo encanta, o vento a mover as folhas, as bolinhas de sabão a flutuar no ar, o parafuso colocado em uma cadeira. O mundo, para ela, é todo novidade e sua curiosidade é a vontade de compreender, de conhecer o que a cerca. As ciências nos possibilitam ir além do perceptível e, mesmo, enxergar a infinidade de nuances que este possui. Produzir este livro para a educação infantil é procurar formar o professor para que compreenda e entenda, de forma mais detalhada, o que representa ensinar ciências para os processos de formação da criança pequena, e o que sua ausência pode gerar. Explorar o ensino de ciências com crianças pequenas é trabalhar com uma das su as principais motivações: a curiosidade pelo mundo e pelos homens.

1a edição
Dezembro/2011
R$40,00
Preço de capa
978-85-7516-529-4
ISBN
136
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Introdução

Capítulo 1
Quem é a Criança Menor de Cinco Anos e Por Que Instrui-la é Importante?
O desenvolvimento da criança a partir da Psicologia Histórico-cultural – uma pequena introdução
A criança de três a cinco anos. Por que ensiná-la é importante?

Capítulo 2
A Criação e a Imaginação na Educação Infantil e o Ensino de Ciências: descobrindo-se e descobrindo o mundo!
O desenvolvimento da imaginação e criação na criança pequenina
A importância do ensino de ciências para a educação infantil

Capítulo 3
É Possível Ensinar Ciências na Educação Infantil? Como Faço Isso?
Como ensinar ciências?
Os experimentos
As aulas
Sites com experimentos

Referências

Orelha

É possível ensinar ciências aos pequeninos? De que forma? Este livro responde a estas questões e vai além! As ciências são vitais para o desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico, da curiosidade infantis. Vamos viajar, então, por entre planetas; admirar as borboletas, compreendendo sua importância para a vida; sentir o doce perfume das flores, entender suas cores, formas e texturas; conhecer nosso corpo e muitas outras coisas junto com nossas crianças. Vamos descobrir e compreender o mundo em que vivemos! Este sem dúvida é o melhor caminho para preservá-lo!
Você, leitor, irá se encantar durante a leitura deste livro com todas as possibilidades que ele abre para pensar o ensino de ciências aos pequeninos! Aventure-se, descubra, pergunte, investigue, instigue-se, apaixone-se!

Veja Também