Ensinando Ciências na Educação Infantil

Alessandra Arce

Ensinando Ciências na Educação Infantil Ensinando Ciências na Educação Infantil

Sinopse

A criança pequena está a iniciar sua jornada em nosso mundo, a ela tudo encanta, o vento a mover as folhas, as bolinhas de sabão a flutuar no ar, o parafuso colocado em uma cadeira. O mundo, para ela, é todo novidade e sua curiosidade é a vontade de compreender, de conhecer o que a cerca. As ciências nos possibilitam ir além do perceptível e, mesmo, enxergar a infinidade de nuances que este possui. Produzir este livro para a educação infantil é procurar formar o professor para que compreenda e entenda, de forma mais detalhada, o que representa ensinar ciências para os processos de formação da criança pequena, e o que sua ausência pode gerar. Explorar o ensino de ciências com crianças pequenas é trabalhar com uma das su as principais motivações: a curiosidade pelo mundo e pelos homens.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Introdução

Capítulo 1
Quem é a Criança Menor de Cinco Anos e Por Que Instrui-la é Importante?
O desenvolvimento da criança a partir da Psicologia Histórico-cultural – uma pequena introdução
A criança de três a cinco anos. Por que ensiná-la é importante?

Capítulo 2
A Criação e a Imaginação na Educação Infantil e o Ensino de Ciências: descobrindo-se e descobrindo o mundo!
O desenvolvimento da imaginação e criação na criança pequenina
A importância do ensino de ciências para a educação infantil

Capítulo 3
É Possível Ensinar Ciências na Educação Infantil? Como Faço Isso?
Como ensinar ciências?
Os experimentos
As aulas
Sites com experimentos

Referências

Referência Bibliográfica

ARCE, Alessandra. Ensinando Ciências na Educação Infantil. Campinas: Alínea, 2011.