O Trabalho Pedagógico com Crianças de até Três Anos

O ponto principal desta obra é a defesa de que o trabalho intencional, direcionado e planejado por parte do professor é fundamental para estimular o desenvolvimento nas salas de educação infantil, em especial, nas creches. As crianças pequeninas devem ter seus horizontes ampliados pelo professor, não somente os horizontes intelectuais, mas, também, os emocionais e corporais. Para isso, o professor deve se munir de conhecimentos teóricos e metodológicos que possibilitem a compreensão de como a ação e o ensino intencionais são decisivos para um trabalho pedagógico de qualidade.

Apresenta ainda um conjunto de áudios com todas as músicas, sons e ritmos das atividades propostas no livro.

1a edição
Março/2014
R$52,00
Preço de capa
978-85-7516-680-2
ISBN
170
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio

Introdução

Capítulo 01
A Arte de Contar Histórias na Sala de Aula: do didatismo ao encantamento
Belissa do Pinho Jambersi

Capítulo 02
O Ensino da Linguagem Escrita na Creche: algumas reflexões sobre a mediação docente
Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa

Capítulo 03
A Linguagem Matemática e a Criança Pequena
Maria do Carmo de Sousa

Capítulo 04
Ensinar Ciência aos Pequeninos: a ampliação dos horizontes da criança na descoberta de si e do mundo
Debora A. S. M. da Silva e Alessandra Arce

Capítulo 05
Motricidade Infantil dos Zero aos Três Anos: fundamentos para uma orientação pedagógica
Paula H. Lobo da Costa e Juliana Cesana

Capítulo 06
Musicaliza: a música no cotidiano escolar na educação infantil para crianças pequenas
Ilza Zenker Leme Joly e Maria Carolina Leme Joly

Capítulo 07
Prevenção da Violência Contra Crianças Pequenas: a atuação dos profissionais da educação
Rachel de Faria Brino

Sobre as Autoras

Orelha

Em continuidade às discussões iniciadas em Ensinando aos Pequenos de Zero a Três Anos (2ª edição, Alínea, 2012), a presente obra vai além, discute o conteúdo que deve ser posto no trabalho pedagógico com esta faixa etária.
Seu ponto principal é a defesa de que o trabalho intencional, direcionado e planejado por parte do professor é fundamental para estimular o desenvolvimento nas salas de educação infantil, em especial, nas creches. As crianças pequeninas devem ter seus horizontes ampliados pelo professor, não somente os horizontes intelectuais, mas, também, os emocionais e corporais. Para isso, o professor deve se munir de conhecimentos teóricos e metodológicos que possibilitem a compreensão de como a ação e o ensino intencionais são decisivos para um trabalho pedagógico de qualidade.
Com variadas sugestões de conteúdo e de procedimentos que facilitarão, sobremaneira, a tarefa de educar as crianças, desde a mais tenra idade, a obra é uma inequívoca contribuição aos docentes que atuam na Educação Infantil e vem, também, enriquecer o debate do trabalho intencional, em especial, com os pequenos.
O editor

Referencia

ARCE, Alessandra (org.). O Trabalho Pedagógico com Crianças de até Três Anos. Campinas: Alínea, 2014.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Ensinando aos Pequenos: de zero a três anos
    Ensinando aos Pequenos: de zero a três anos
    Alessandra Arce e Ligia M. Martins (orgs.)
  2. Ensinando Ciências na Educação Infantil
    Ensinando Ciências na Educação Infantil
    Alessandra Arce Hai, Debora A. S. M. da Silva, Michele Varotto e Carolina Costa Miguel
Veja Também