Interações e Brincadeiras na Educação Infantil

O que é mais importante no trabalho docente na educação infantil? Deve-se, ou não, interferir na brincadeira? A brincadeira pode ser uma ferramenta didático-metodológica? A interação mais importante é a que ocorre entre as crianças? A interação com os adultos deve ocorrer? É possível falar em ensino na brincadeira e nos momentos de interação? Entre a interação e a brincadeira, o que é mais importante para gerar desenvolvimento na criança? Mais que simples perguntas e respostas, elas são um convite a você, leitor, para indagar, redescobrir e compreender o importante papel que o adulto desempenha no desenvolvimento infantil, em especial, os professores de educação infantil. Em cada texto, você encontrará pequeninas chaves para abrir as muitas portas de possibilidades do trabalho pedagógico nas salas de aula.

2a edição
Revisada
Junho/2021
R$52,00
Preço de capa
978-65-5755-025-0
ISBN
148
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Introdução

Capítulo 1
Interações ou Brincadeiras? Afinal, o que é mais importante na educação infantil? E o ensino, como fica?
Alessandra Arce

Capítulo 2
É Hora de Trocar a Fralda! Contribuições da teoria histórico-cultural para o trabalho com bebês na educação infantil
Janaina C. Silva

Capítulo 3
Vamos Explorar os Objetos! A criança em seu segundo e terceiro anos de vida
Michele Varotto

Capítulo 4
Vamos Brincar de Faz de Conta? A brincadeira de papéis sociais e a importância da interação com o professor
Alessandra Arce e Merilin Baldan

Capítulo 5
Interações, Aprendizagens e Desenvolvimento Humano em Contextos Escolares para a Infância
Eliza Maria Barbosa

Orelha

O que é mais importante no trabalho docente na educação infantil? Deve-se, ou não, interferir na brincadeira? A brincadeira pode ser uma ferramenta didático-metodológica? A interação mais importante é a que ocorre entre as crianças? A interação com os adultos deve ocorrer? É possível falar em ensino na brincadeira e nos momentos de interação? Entre a interação e a brincadeira, o que é mais importante para gerar desenvolvimento na criança? Essas são algumas das questões que este livro pretende responder apoiando-se na Teoria Histórico-cultural e na Pedagogia Histórico-crítica.

Mais que simples perguntas e respostas, elas são um convite a você, leitor, para indagar, redescobrir e compreender o importante papel que o adulto desempenha no desenvolvimento infantil, em especial, os professores de educação infantil. Em cada texto, você encontrará pequeninas chaves para abrir as muitas portas de possibilidades do trabalho pedagógico nas salas de aula.

Referencia

ARCE, Alessandra (org.). Interações e Brincadeiras na Educação Infantil. 2. ed. Campinas: Alínea, 2021.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Ensinando aos Pequenos: de zero a três anos
    Ensinando aos Pequenos: de zero a três anos
    Alessandra Arce e Ligia M. Martins (orgs.)
  2. Ensinando Ciências na Educação Infantil
    Ensinando Ciências na Educação Infantil
    Alessandra Arce Hai, Debora A. S. M. da Silva, Michele Varotto e Carolina Costa Miguel