Para Gostar de Ler a História da Química - Volume 2
- 2a edição
- Revisada
- Março/2013
- R$40,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-199-6
- ISBN
- 108
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Introdução
1. O Atomismo de John Dalton
2. A Cocaína e a Coca-Cola; Theodor Schwann, a Pepsina e a Pepsi
3. Estrutura da Matéria
4. Humphry Davy e o Óxio Nitroso
5. Svante August Arrhenius
6. Lewis e a Ligação Química
7. Paracelso, Napoleão, a Química do Arsênio e a Iatroquímica
8. Breve Histórico da Presença Inorgânica na Nutrição e na Medicina
9. Scheele e o Oxigênio
10. “The Hydrogen Men”: Cavendish e Urey
11. Neil Bartlett e Um Gás Nobre
12. Robert Wilhelm Bunsen
13. A Química na Agricultura: breve histórico
14. O Ácido Pícrico e as Guerras Mundiais
15. Um Pouco da História Viva da Química no Brasil: Ricardo Ferreira em seis perguntas
Bibliografia
Orelha
O conhecimento da história da ciência possibilita - a professores, alunos e processo de ensino|aprendizagem - discorrer sobre conteúdos da Química - respeitados os pré-requisitos e complexidade -, de maneira mais envolvente e fecunda, frequentemente, levando-nos a redescobertas.
O conhecimento histórico deve ser trabalhado de forma a contribuir para o processo de investigação sobre o mundo e não, apenas, um conjunto de informações que se memoriza.
Quando olhamos as propostas da nova LDB - que indica um ensino contextualizado, estimulando a exploração de “temas transversais” - encontramos, no conhecimento da história das ciências, um esteio para tais objetivos.
Com demasiada frequência, nós professores, insistimos mais nos produtos do que nos processos de aprendizagem das ciências. O processo ensino|aprendizagem, por intermédio de indagação, é mais difícil, porém, muito mais compensador do que a simples memorização.
Assim, apresentamos a coleção Para Gostar de Ler a História da Química com a certeza de sua contribuição.
Não é possível programar um futuro
melhor sem considerar a evolução
histórica dos processos e da existência, seja para o indivíduo, para as comunidades
ou para o próprio planeta.
O editor