O uso de analogias tem crescido como uma alternativa para facilitar o ensino de Ciências, sobretudo de conceitos com grau levado de dificuldade ou de abstração. Os livros didáticos têm apresentado com frequência esse recurso, entretanto muitos podem trazer erros conceituais e trabalhar com ideias preconcebidas, isto é, não tratar a analogia de uma perspectiva de construção de conceitos com os estudantes.

1a edição
Julho/2017
R$40,00
Preço de capa
978-85-7670-272-6
ISBN
122
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Introdução

Capítulo 1
Concepções Alternativas e Erros Conceituais
Definições de concepções alternativas e erros conceituais
Como surgem as concepções alternativas nos estudantes
Características das concepções alternativas
Os principais erros conceituais evidenciados no ensino de equilíbrio químico

Capítulo 2
As Analogias
Modelos
Definindo analogias
Variabilidades terminológicas
O uso de analogias na Química
Usando analogias para ensinar

Capítulo 3
Metodologia de Análise
Desenvolvimento do estudo
Levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de Química
Classificação com base no modelo adaptado do proposto por Thiele e Treagust (1994)
Análise das analogias encontradas nos livros didáticos de Química
Questionário aplicado aos professores

Capítulo 4
Resultados e Discussões
Questionários
Analogias encontradas nos livros didáticos

Considerações Finais

Referências

Anexo 1
Livros Analisados

Anexo 2
Questionário de Entrevista aos Professores

Orelha

O uso de analogias tem crescido como uma alternativa para facilitar o ensino de Ciências, sobretudo de conceitos com grau levado de dificuldade ou de abstração. Os livros didáticos têm apresentado com frequência esse recurso, entretanto muitos podem trazer erros conceituais e trabalhar com ideias preconcebidas, isto é, não tratar a analogia de uma perspectiva de construção de conceitos com os estudantes.
Imagens e ilustrações trazidas nesses livros podem, também, levar os alunos a concepções errôneas de conceitos científicos, principalmente quando esse material não é discutido em classe.
Este livro traz questionamentos fundamentais sobre esse tema, bem como, por meio de exemplos, auxilia o professor a analisar os vários aspectos das analogias − suas vantagens, limitações, contextos em que podem ser empregadas − e, com base nisso, a utilizá-las com segurança em sala de aula.

Referencia

DANTAS, Deyse de Souza; FARIAS, Robson Fernandes de; SILVA JúNIOR, Olímpio José da. Ensino de Química: o uso de analogias. Campinas: Átomo, 2017.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Ética e Atividade Científica
    Ética e Atividade Científica
    Robson Fernandes de Farias, José Maria Filardo Bassalo e José Edison Ferreira
  2. História da Alquimia
    História da Alquimia
    Robson Fernandes de Farias
  3. Elementos de Química Quântica
    Elementos de Química Quântica
    Alexandre Araújo de Souza e Robson Fernandes de Farias
  4. Práticas de Química Inorgânica
    Práticas de Química Inorgânica
    Robson Fernandes de Farias
  5. História da Química: um livro-texto para a graduação
    História da Química: um livro-texto para a graduação
    Luiz Seixas das Neves e Robson Fernandes de Farias
  6. Cinética Química: teoria e prática
    Cinética Química: teoria e prática
    Alexandre Araújo de Souza e Robson Fernandes de Farias
  7. Introdução à Química Forense
    Introdução à Química Forense
    Robson Fernandes de Farias
  8. Para Gostar de Ler a História da Física
    Para Gostar de Ler a História da Física
    Robson Fernandes de Farias e José Maria Filardo Bassalo
  9. História da Química no Brasil
    História da Química no Brasil
    Denise Domingos da Silva, Luiz Seixas das Neves e Robson Fernandes de Farias
  10. Introdução à História do Direito
    Introdução à História do Direito
    Robson Fernandes de Farias