Gestão de Pessoas por Competências: um enfoque gerencial

É fato que o mundo globalizado torna o mercado cada vez mais competitivo, impondo inúmeros desafios às organizações e exigindo delas a utilização de novos modelos de gestão para que possam acompanhar o contínuo processo de mudanças.
O modelo de gestão de pessoas por competências vem despertando interesse, especialmente nos meios acadêmicos e empresariais. Ele prevê, em sua essência, a articulação entre a estratégia organizacional e as competências individuais como fator preponderante para o êxito na sua aplicação. Trata-se de um modelo complexo, inovador, baseado em novas concepções a respeito do modo de gerir pessoas.

Coleção Administração & Sociedade
2a edição
Revisada
Março/2016
R$61,00
Preço de capa
978-85-7516-765-6
ISBN
224
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Parte I – Novas Demandas Organizacionais

Capítulo 1
Considerações Iniciais

Capítulo 2
Alguns Pressupostos

Parte II – Conceitos e Discussões Fundamentais

Capítulo 3
Estratégia

Capítulo 4
Competências

Capítulo 5
Aprendizagem Organizacional

Capítulo 6
Gestão de Pessoas por Competências

Capítulo 7
Competição Baseada em Competências

Parte III – Diagnóstico da Efetividade da Gestão de Pessoas por Competências

Capítulo 8
Instrumento de Diagnóstico

Parte IV – A Gestão de Pessoas por Competências na Prática

Capítulo 9
Estudo de Caso

Capítulo 10
Resultados e Discussão

Palavras Finais

Referências

Orelha

É fato que o mundo globalizado torna o mercado cada vez mais competitivo, impondo inúmeros desafios às organizações e exigindo delas a utilização de novos modelos de gestão para que possam acompanhar o contínuo processo de mudanças.
O modelo de gestão de pessoas por competências vem despertando interesse, especialmente nos meios acadêmicos e empresariais. Ele prevê, em sua essência, a articulação entre a estratégia organizacional e as competências individuais como fator preponderante para o êxito na sua aplicação. Trata-se de um modelo complexo, inovador, baseado em novas concepções a respeito do modo de gerir pessoas. O consenso sobre os fundamentos teóricos que embasam e determinam esse modelo, bem como o alinhamento conceitual dos funcionários com esses fundamentos se apresentam como fatores relevantes para a utilização deste, no sentido da compreensão de seu funcionamento e do uso adequado de seus métodos.
Neste livro, estão assentados quatro grandes objetivos: o primeiro é consolidar e discutir as bases conceituais em que se apoia o modelo de gestão de pessoas por competências, buscando esclarecer os pontos fundamentais que o sustentam. O segundo é apresentar um instrumento de diagnóstico da efetividade desse modelo de gestão, especialmente criado pelo autor para esse fim, com base na elaboração de pressupostos extraídos dos conceitos fundadores do modelo. O terceiro objetivo é apresentar e discutir questões e resultados práticos de uma pesquisa sobre a efetividade da gestão de pessoas por competências em uma empresa, utilizando o instrumento de diagnóstico. Finalmente, pretende-se sensibilizar os gestores chamando a atenção para o uso indiscriminado de modismos e 'promessas milagrosas' de modelos de gestão.

Referencia

ROCHA, Eduardo Peixoto. Gestão de Pessoas por Competências: um enfoque gerencial. 2. ed. Campinas: Alínea, 2016.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Feedback 360 Graus
    Feedback 360 Graus
    Eduardo Peixoto Rocha