Gestão de Pessoas em Turismo: comunicação, qualidade e sustentabilidade

Este livro apresenta uma visão atualizada da gestão das pessoas em turismo, considerando as recentes mudanças no mercado turístico. Trata, também, dos aspectos tradicionais, tais como: recrutamento e seleção, treinamento, desenho e administração de cargos, salários, legislação trabalhista e avaliação de desempenho. Além disso, chama a atenção para o crescente entendimento da importância do desenvolvimento sustentável, da gestão de conhecimento, do diagnóstico organizacional e da ampliação da criatividade e da inovação, mostrando as relações desses aspectos com a gestão de pessoas.

3a edição
Revisada e atualizada
Julho/2013
R$51,00
Preço de capa
978-85-7516-651-2
ISBN
236
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Prefácio

Introdução
O turismo e os recursos humanos
O livro

Capítulo I
Os Desafios Atuais do Mercado de Turismo
Caracterização do setor de serviços em turismo
Características de empresa turística
O mercado de turismo no Brasil
A Internet e a prestação de serviços
Os megaeventos e a certificação
O perfil do profissional de turismo
Educação e profissionalização
Agregar valor aos serviços através do conhecimento
Trabalhar em equipe
Sustentabilidade: pensando no futuro
As políticas públicas para o turismo

Capítulo 2
Gestão de Pessoas e Comunicação
O papel da comunicação: linguagem e cultura
Modelos de comunicação: ruído e feedback
Redundância e entropia
Volume e riqueza da informação
Dificuldades de comunicação no ambiente de trabalho
Senso comum e senso crítico
Fluxo das comunicações
Eficiência, eficácia e sinergia
Comunicação oral: a importância de falar bem
Comunicação escrita eficaz
Como organizar e participar de entrevistas e reuniões
Comunicação não verbal

Capítulo 3
Qualidade em Serviços
O cenário em que a qualidade é a estrela
Cadeia de qualidade
A padronização garantindo eficiência e eficácia
Inovar para sobreviver
Como criar e manter conhecimento?
Tendências que afetam o setor

Capítulo 4
A Estrutura da Gestão de Pessoas
Recrutamento e seleção de pessoas
Treinamento e desenvolvimento de pessoal
Desenho de cargos
Avaliação de desempenho: abordagens possíveis
A manutenção dos recursos humanos
A higiene e a segurança do trabalho
Legislação trabalhista e sindicalismo

Capítulo 5
A Dinâmica da Gestão de Pessoas
Diagnóstico organizacional: cultura e clima
Teorias de motivação
Liderança
Estratégias de negociação
Mudanças e resolução de conflitos

Considerações Finais

Referências

Orelha

A gestão de pessoas é um desafio conhecido pelos administradores. No setor de serviços, esse desafio se potencializa ainda mais porque há uma interação direta e constante entre os profissionais da área e os clientes. Nesse contexto, vem se confirmando que a principal vantagem competitiva das empresas é a qualidade do desempenho de todos na empresa, desde a supervisão até a limpeza.
Este livro apresenta uma visão atualizada da gestão das pessoas em turismo, considerando as recentes mudanças no mercado turístico. Trata, também, dos aspectos tradicionais, tais como: recrutamento e seleção, treinamento, desenho e administração de cargos, salários, legislação trabalhista e avaliação de desempenho.
Além disso, chama a atenção para o crescente entendimento da importância do desenvolvimento sustentável, da gestão de conhecimento, do diagnóstico organizacional e da ampliação da criatividade e da inovação, mostrando as relações desses aspectos com a gestão de pessoas.
Complementando, são apresentados vários estudos de casos, experiências de sucesso no Brasil e em outros países e sugestões de dinâmicas de grupo.

Referencia

PIMENTA, Maria Alzira. Gestão de Pessoas em Turismo: comunicação, qualidade e sustentabilidade. 3. ed. Campinas: Alínea, 2013.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Inovação - Vol. 11
    Inovação - Vol. 11
    Stanislav Mochkalev e Maria Alzira Pimenta
  2. Comunicação Empresarial
    Comunicação Empresarial
    Maria Alzira Pimenta
  3. Avaliação em Perspectiva: da concepção à ação
    Avaliação em Perspectiva: da concepção à ação
    Maria Alzira de Almeida Pimenta e Sônia de Almeida Pimenta (org.)