Expansão da educação superior federal no Brasil: tendências político-culturais (2003-2014) e estudo de caso

A pesquisa sobre a expansão da educação superior federal no Brasil teve como questão central compreender como se configurou a ampliação de cursos e vagas neste nível de ensino, no contexto das tendências político-culturais ocorridas nos três governos sociais liberais, de 2003 a 2014, e como ela se materializou em Uberlândia após os três ciclos. Isto tendo como foco o aparato jurídico e os programas de reforma para esta educação, além das recomendações dos organismos internacionais.
Tal finalidade relacionou-se com os objetivos das seções que compõem esta investigação, e tais objetivos, por sua vez, procuraram dialogar com a realidade de campo, com o referencial teórico de Bourdieu e com as pesquisas sobre esta temática.

1a edição
Maio/2022
R$63,00
Preço de capa
978-65-5755-036-6
ISBN
216
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

01
Introdução

02
Tendências político-culturais de expansão da educação superior federal no Brasil
As crises da educação superior
As propostas dos organismos internacionais para a expansão da educação superior e suas relações com o aparato jurídico

03
A configuração da educação superior federal no Brasil: expansão no período de 2003 a 2014
A gênese dos programas de expansão da educação superior
A expansão da educação superior federal no Brasil: tendências do programa Universidade – expandir até ficar do tamanho do Brasil (2005)
O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI
As diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica
A divulgação das ações dos programas de expansão da educação superior federal

04
A expansão da educação superior federal em Uberlândia: reflexões acerca da democratização do acesso e da inclusão social
A cidade de Uberlândia-MG
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Rural
O projeto pedagógico do curso de bacharelado em Engenharia Agronômica
Acesso, permanência e certificação no curso de Engenharia Agronômica
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
O projeto político-pedagógico do curso de bacharelado em Sistemas de Informação
Acesso, permanência e certificação no curso de bacharelado em Sistemas de Informação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Centro
O projeto pedagógico do curso de Tecnologia em Marketing
Acesso, permanência e certificação no curso de Tecnologia em Marketing
Análise do pressuposto de uma possível mudança na cultura institucional local após a implementação dos programas de expansão da educação superior federal

05
Considerações finais

Lista de abreviaturas e siglas

Referências
Bibliografia complementar

Orelha

As análises de expansão da educação pública estatal, em qualquer nível, representam uma dimensão social importantíssima necessitando, portanto, de divulgações, reflexões e discussões relacionadas à formação escolar. Isto pelo caráter de inclusão que, em geral, estes estudos sinalizam. Neste âmbito, a investigação da expansão da educação superior federal, no Brasil e, em especial em Uberlândia-MG, objetivou alcançar o público que se preocupa com a educação superior, sobretudo em instituições federais, ou seja: estudantes, pais, professores, pedagogos, gestores e coordenadores educacionais; e instigar reflexões em torno desta problemática, a qual envolve a qualificação profissional e a certificação escolar.
Destarte, este trabalho analisa as modificações no âmbito do Estado, da profissionalização e da escolarização; as tendências político-culturais de expansão da educação superior federal; as crises desta educação; as propostas dos organismos internacionais para reconfiguração deste ensino, e as relações destas com o aparato jurídico que alavancou a reforma, no período de 2003-2014, no Brasil. Isto, com destaque para os programas: Universidade - expandir até ficar do tamanho do Brasil/2005; Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI/2007 e Diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, Decreto n. 6.095/2007 (o qual implementou a integração das escolas técnicas federais com as escolas agrícolas para constituir os Institutos), e a Lei n. 11.892/2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em todo território brasileiro. Ademais, demonstra a expansão desta educação nos diferentes estados brasileiros, a criação e ampliação de universidades, institutos, campi e cursos. Assim, este estudo evidenciou que a expansão da educação superior federal no Brasil, entre 2003-2014, gerou um impacto sem precedentes na história do país.

Referencia

ROCHA, Elane Luís. Expansão da educação superior federal no Brasil: tendências político-culturais (2003-2014) e estudo de caso. Campinas: Alínea, 2022.
Veja Também