Administração de Instituições de Ensino Superior

Nesta obra, discute-se, com propriedade, o papel da administração profissional para o sucesso e a sustentabilidade de uma IES, abordando diversas temáticas, tais como a formação de líderes educacionais, atribuição do administrador profissional em uma instituição de ensino, o uso de indicadores de medição de resultados e até melhores maneiras de atender o aluno e de cuidar de sua boa formação. Escrito de maneira didática, o livro, pelos seus referenciais teóricos, pelas dicas e práticas passíveis de implementação imediata nas IES, é leitura obrigatória para estudantes, professores, coordenadores, dirigentes e mantenedores de IES.

1a edição
Fevereiro/2014
R$63,00
Preço de capa
978-85-7516-678-9
ISBN
256
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Introdução

A Administração Profissional

Capítulo 1
Ensino Superior Brasileiro: potencial crescente e muitas contradições
Rodrigo Capelato

Capítulo 2
Liderança Educacional
João Pinheiro de Barros Neto

Capítulo 3
O Papel da Administração Profissional nas Instituições de Ensino Superior
Teresinha Covas Lisboa

Capítulo 4
Estratégia e Planejamento em Instituições de Ensino Superior
Antonio Vico Mañas

Capítulo 5
Balanced Scorecard como Sistema de Gerenciamento Estratégico em Instituições de Ensino Superior
Robson Paz Vieira e Fernando José Garrigos

Capítulo 6
Avaliação e Indicadores em Instituições de Ensino Superior
Taiguara de Freitas Langrafe e Adalberto Américo Fischmann

Capítulo 7
Marketing Educacional
Edmir Kuazaqui

Capítulo 8
Excelência no Atendimento ao Aluno (Cliente?)
Paulo Farah Navajas e Marcelo Pinotti Meaulo

Capítulo 9
EAD no Brasil: estamos no caminho?
Luiz Eduardo Takenouchi Goulart

Capítulo 10
Governança Corporativa nas Instituições de Ensino Superior: fundamentos, aplicabilidade e cenários
Walter Lerner

Posfácio: Metodologias Ativas de Aprendizado – a era do aprendizado ativo ou experiencial
Antonio Dirceu de Miranda e Marco Antonio Sampaio de Jesus

Orelha

Administrar uma Instituição de Ensino Superior (IES), na atual conjuntura brasileira, é um instigante desafio. Empreendedores e profissionais de Administração devem fundamentar seu trabalho na necessidade de se atuar tanto para a sustentabilidade do negócio, visto que a IES está inserida em um mercado cada vez mais competitivo, quanto para a vocação maior de uma instituição de ensino que é de educar as pessoas. Esses dois aspectos não são antagônicos ou excludentes e, se conciliados, certamente, possibilitam melhores resultados nos negócios e a excelência na formação dos estudantes.
Esta obra é fruto da experiência prática e da pesquisa dos integrantes do grupo de Excelência em Gestão de IES do Conselho Regional de Administração de São Paulo, formado por experientes administradores, profissionais do corpo docente de diversas IES. Discute, com propriedade, o papel da administração profissional para o sucesso e a sustentabilidade de uma IES, abordando diversas temáticas, tais como a formação de líderes educacionais, atribuição do administrador profissional em uma instituição de ensino, o uso de indicadores de medição de resultados e até melhores maneiras de atender o aluno e de cuidar de sua boa formação.
Escrita de maneira didática, a obra, pelos seus referenciais teóricos, pelas dicas e práticas passíveis de implementação imediata nas IES, é leitura obrigatória para estudantes, professores, coordenadores, dirigentes e mantenedores de IES.

Referencia

BARROS NETO, João Pinheiro de (org.). Administração de Instituições de Ensino Superior. Campinas: Alínea, 2014.