Reformas e Políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil

Deise Mancebo, João dos Reis Silva Jr. e João Ferreira de Oliveira
O presente livro se constitui em poderosa arma contra aqueles que consideram a universidade como um elemento de mercado, na qual não há espaço para a crítica ou, ainda, contra a forte tendência que entende a identidade professoral transitando do âmbito acadêmico para o da consultoria - de preferência, internacional. Desenvolve, em sua totalidade, o trabalho crítico necessário à preservação e ampliação do espaço público no campo da educação superior brasileira - e é isso que torna a sua leitura imprescindível.
Políticas Universitárias
1a edição
Novembro/2008
R$45,00
Preço de capa
978-85-7516-286-6
ISBN
300
Páginas
140 x 210 mm
Formato
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Sumário

Capítulo Introdutório
Reformas e Políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil
Deise Mancebo, João dos Reis Silva Jr. e João Ferreira de Oliveira

Parte 1.
Reformas e Políticas de Educação Superior no Brasil


Capítulo 1.
As Reformas e Políticas da Educação Superior no Brasil: avanços e recuos
Alfredo Macedo Gomes

Capítulo 2.
Reformas e Políticas de Educação Superior no Brasil
Kátia Regina de Souza Lima

Capítulo 3.
Trabalho Docente, Carreira, Autonomia Universitária e Mercantilização da Educação
Roberto Leher e Alessandra Lopes

Capítulo 4.
Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil e a Modalidade EAD
Luiz Fernandes Dourado

Capítulo 5.
Acordos e Tensões: o debate sobre políticas de ação afirmativa na universidade brasileira
Sandra Regina Sales

Parte 2. Políticas de Pós-graduação (em Educação) no Contexto Atual

Capítulo 6.
Pós-graduação (em Educação) no Brasil: conformismo, neoprofissionalismo, heteronomia e competitividade
Valdemar Sguissardi

Capítulo 7.
Avaliação da CAPES: subsídios para a reformulação do modelo
Robert E. Verhine

Capítulo 8.
Carreira Docente Diante da Atual Configuração da Pós-graduação: pragmatismo, intensificação e precarização do trabalho do professor
João dos Reis da Silva Jr. e Eduardo Pinto e Silva

Capítulo 9.
Trabalho Docente na Pós-graduação: impasses que se colocam para os programas e o professor universitário no contexto atual das políticas de avaliação
Diana Carvalho de Carvalho

Capítulo 10.
Formação de Cientistas a partir de Incidências na Literatura Analítica da Ciência: contribuições à pós-graduação no contexto atual das políticas de avaliação
Rosa Maria Corrêa das Neves

Capítulo 11.
Formação de Pesquisadores na Pós-graduação em Educação: embates ontológicos e epistemológicos
Regina Célia Linhares Hostins

Capítulo 12.
Desafios da Produção de Conhecimento em Educação: perspectivas institucionais e de programas de pós-graduação
Stela Maria Meneghel, Fabiane Robl e Joyce Wassem

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