Ensino Fundamental: conteúdos, metodologias e práticas

Os textos reunidos nesta coletânea fazem parte das atividades de ensino e pesquisa de professores, nas diferentes áreas do ensino fundamental, vinculados a instituições nacionais e internacionais de ensino superior. O diálogo e o intercâmbio entre os autores têm um foco central: a formação permanente dos professores e expressam, também, um compromisso político-pedagógico com a educação brasileira.

2a edição
Revisada
Março/2017
R$62,00
Preço de capa
978-85-7516-760-1
ISBN
336
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português e Espanhol
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Introdução

Parte 01. Língua Portuguesa

Capítulo 01
Ensinar a Ler em Debate: vozes de professores
Dagoberto Buim Arena

Capítulo 02
O Texto e o Contexto da Produção do Texto Narrativo
Adriana Pastorello Buim Arena

Parte 02. Matemática

Capítulo 03
Educação para uma Civilização em Transição
Ubiratan D’Ambrosio

Capítulo 04
Ensinar Matemática: perspectivas teóricas e práticas de professores
Guilherme Saramago de Oliveira e Ana Maria de Oliveira Cunha

Capítulo 05
Matemática: o que ensinar, para quem ensinar, por que ensinar?
Benerval Pinheiro Santos

Parte 03. Ciências Naturais

Capítulo 06
A Natureza do Conhecimento Científico nas Aulas de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Marcos Daniel Longhini e Iara Maria Mora

Capítulo 07
Modos de Ensinar Ciências: divinar como os sabiás
Elenita Pinheiro de Queiroz Silva e Graça Aparecida Cicillini

Parte 04. História

Capítulo 08
Cambios y Continuidades: aprender la temporalidad histórica
Joan Pagès y Antoni M. Santisteban Fernández

Capítulo 09
É Possível Alfabetizar sem “História”? Ou... Como Ensinar História Alfabetizando?
Selva Guimarães

Capítulo 10
Jogos Digitais podem Ensinar História?
Eucidio Pimenta Arruda e Lana Mara de Castro Siman

Parte 05. Geografia

Capítulo 11
Didática da Geografia e Geografia Escolar
Andréa Coelho Lastória

Capítulo 12
Possibilidades Criativas no Ensino de Geografia: diferentes registros e linguagens na sala de aula
Iara Guimarães

Parte 06. Arte

Capítulo 13
Paisagens Polifônicas da Música na Escola: desafios contemporâneos
Maria Teresa de Beaumont

Parte 07. Educação Física

Capítulo 14
Metodologias de Ensino para a Educação Física Escolar: perspectivas críticas
Sérgio Inácio Nunes

Orelha

Este livro, concebido como uma contribuição aos processos formativos de professores, foi organizado em sete partes, que correspondem a áreas do conhecimento escolar que compõem a estrutura curricular nacional do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física.
Assim, apresenta reflexões sobre diversas experiências de ensino, bem como problematiza conceitos, temas, conteúdos, metodologias e práticas desse âmbito, nas áreas básicas do currículo nacional. Além disso, traz análises de professores pesquisadores, formadores de diferentes campos/áreas das metodologias, didáticas e práticas de ensino, reporta as variadas discussões, propostas e olhares sobre dimensões do ensino e da aprendizagem no atual contexto sociocultural.
Os textos reunidos nesta coletânea fazem parte das atividades de ensino e pesquisa de professores, nas diferentes áreas do ensino fundamental, vinculados a instituições nacionais e internacionais de ensino superior. O diálogo e o intercâmbio entre os autores têm um foco central: a formação permanente dos professores e expressam, também, um compromisso político-pedagógico com a educação brasileira.

Referencia

GUIMARãES, Selva (org.). Ensino Fundamental: conteúdos, metodologias e práticas. 2. ed. Campinas: Alínea, 2017.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Currículos, Saberes e Culturas Escolares
    Currículos, Saberes e Culturas Escolares
    Selva Guimarães Fonseca (org.)
  2. Ser Jovem no Brasil: trajetórias juvenis no campo e na cidade
    Ser Jovem no Brasil: trajetórias juvenis no campo e na cidade
    Astrogildo Fernandes da Silva Júnior e Selva Guimarães
  3. Mestrado profissional: implicações para a educação básica
    Mestrado profissional: implicações para a educação básica
    Selva Guimarães e Wenceslau Gonçalves Neto (orgs.)