Ensinar e Aprender História: formação, saberes e práticas educativas

Como disse certa vez o poeta, "Minas são muitas". O que nos une? A obra reúne pesquisadores de instituições de ensino superior e escolas de educação básica das diferentes regiões do estado de Minas Gerais que têm como objeto de estudos a formação docente e o ensino de História. Os textos abordam as relações entre a formação, os saberes e as práticas educativas. Apresentam análises, reflexões, olhares sobre as múltiplas dimensões que envolvem os processos de aprender e ensinar história em diversos espaços formativos. Representa um esforço de intercâmbio, interlocução e colaboração entre pesquisadores acadêmicos das Universidades; formadores de professores; professores de História do ensino fundamental e médio, por meio da produção e reflexão dos saberes e das práticas educativas. Assim, a obra apresenta aos leitores brasileiros uma contribuição de sujeitos atuantes em diferentes espaços de formação e produção de conhecimentos em ensino e aprendizagem de História do Estado de Minas Gerais, Brasil.
1a edição
Novembro/2009
R$51,00
Preço de capa
978-85-7516-372-6
ISBN
302
Páginas
140 x 210 mm
Formato

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

1.
Ser Professor de História em Minas Gerais (1964-1980)
Magali de Castro
Raquel de Sá Andrade


2.
História, Memória e Formação de Professores: desafios e perspectivas para o cotidiano de uma didática da História
Sonia Regina Miranda

3.
Encruzilhadas na Formação de Professores de História: experiência e pobreza?
Mateus Henrique de Faria Pereira
Miriam Hermeto


4.
Ensinar a Ensinar História: quem são os formadores de professores de História?
Liliane Campos Machado
Silvina Fonseca Correa


5.
O Ensino de História nos Anos Iniciais e a Formação dos Professores
Olavo Pereira Soares

6.
Aprender e Ensinar História: o curso de formação superior de professores 'projeto veredas' MG-Brasil
Raquel Elane dos Reis Alves
Selva Guimarães Fonseca


7.
O Ensino de História e Cultura da África e Afro-Brasileira: da experiência e reflexão
Benjamin Xavier de Paula

8.
O Ensino de História no Meio Rural: olhares e práticas
Astrogildo Fernandes da Silva Júnior

9.
Jogos Digitais, Juventude e as Operações da Cognição Histórica
Eucidio Pimenta Arruda
Lana Mara de Castro Siman


10.
Ensino de História e Datas Cívicas nas Vozes de Jovens Estudantes do Ensino Fundamental
Jacqueline Aparecida Mendonça
Selva Guimarães Fonseca


11.
Andarilhagens em Chão de Ladrilhos
Júnia Sales Pereira
Lana Mara de Castro Siman



Sobre os Autores

Referencia

GUIMARãES, Selva (org.). Ensinar e Aprender História: formação, saberes e práticas educativas. Campinas: Alínea, 2009.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Currículos, Saberes e Culturas Escolares
    Currículos, Saberes e Culturas Escolares
    Selva Guimarães Fonseca (org.)
  2. Ser Jovem no Brasil: trajetórias juvenis no campo e na cidade
    Ser Jovem no Brasil: trajetórias juvenis no campo e na cidade
    Astrogildo Fernandes da Silva Júnior e Selva Guimarães
  3. Mestrado profissional: implicações para a educação básica
    Mestrado profissional: implicações para a educação básica
    Selva Guimarães e Wenceslau Gonçalves Neto (orgs.)