Aprendizagem e Trabalho Pedagógico

Com a preocupação de discutir a aprendizagem na sua integração com o trabalho pedagógico, o livro traz capítulos que refletem o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos processos de aprendizagem e ao trabalho pedagógico em áreas específicas do conhecimento e discutem aspectos de maior abrangência, relativos à aprendizagem em seus aspectos constitutivos; a criatividade no trabalho docente e na aprendizagem.

3a edição
Revisada
Julho/2014
R$48,00
Preço de capa
978-85-7516-564-5
ISBN
188
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Paradigma e Trabalho Pedagógico: construindo a unidade teórico-prática
Lúcia Maria Gonçalves de Resende

Capítulo 2
O Sujeito que Aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica
Fernando L. González Rey

Capítulo 3
Estratégias Pedagógicas: conceituação e desdobramentos com o foco nas relações professor-aluno
Maria Carmen V. R. Tacca

Capítulo 4
Criatividade no Trabalho Pedagógico e Criatividade na Aprendizagem: uma relação necessária?
Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 5
Aprendizagem, Desenvolvimento e Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: significados e desafios da qualidade
Maria de Fatima Guerra de Sousa

Capítulo 6
O Trabalho Pedagógico na Escola Inclusiva
Elizabeth Tunes e Roberto Bartholo

Capítulo 7
Mediação e Conhecimento Matemático
Cristiano Alberto Muniz

Capítulo 8
Andaimes e Pistas de Contextualização: um estudo do processo interacional em uma sala de alfabetização
Stella Maris Bortoni-Ricardo e Maria Alice Fernandes de Sousa

Orelha

Este livro surge com a preocupação de discutir a aprendizagem na sua integração com o trabalho pedagógico. A aprendizagem tomada como uma necessidade imposta pela vida social mutante, o que a torna um desafio tanto para cada pessoa em particular, quanto, e principalmente, para as instituições, como a escola, que se justificam com este fim e com o trabalho pedagógico entendido nos aspectos que compõem o fazer do professor e seus elementos subjacentes e condicionantes. Assim, interessou trazer para discussão esse eixo pedagógico do ensinar e aprender, refletindo sobre seus pressupostos e desdobramentos e enfocando, também, experiências vivenciadas e seus resultados.
Os autores escreveram para o livro capítulos refletindo o desenvolvimento de suas pesquisas relacionadas aos processos de aprendizagem e ao trabalho pedagógico em áreas específicas do conhecimento, como matemática e alfabetização, ou discutindo aspectos de maior abrangência, relativos à aprendizagem em seus aspectos constitutivos como: a produção de sentido subjetivo na escola; a criatividade no trabalho docente e na aprendizagem; as formas e uso de estratégias de ensino-aprendizagem; o contexto relacional na sala de aula; o trabalho pedagógico na educação infantil e reflexões sobre a educação inclusiva. Assim, esta proposta poderá corresponder aos interesses de diversos profissionais da área de educação e psicologia educacional, incluindo estudantes inseridos em programas e cursos de formação de professores em diferentes níveis e modalidades de ensino. Os cursos de pedagogia, de licenciatura, e de formação superior para o ensino fundamental têm, em seus currí-culos, disciplinas com temáticas perfeitamente coordenadas com aquelas que os diferentes capítulos deste livro discutem.
Da mesma forma, os cursos de formação continuada ou grupos de estudos formados nas instituições, tendo em vista capacitação ou atualização pedagógica, encontrarão nas páginas desta obra interessantes e importantes pontos para análise, debates e discussões.

Referencia

TACCA, Maria Carmen (org.). Aprendizagem e Trabalho Pedagógico. 3. ed. Campinas: Alínea, 2014.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior
    A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior
    Albertina Mitjáns Martínez e Maria Carmen Villela Rosa Tacca (org.)
  2. Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco
    Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco
    Maria Carmen V. Rosa Tacca, Albertina Mitjáns Martínez, Fernando Luis González Rey e Cristina M. Madeira Coelho (Orgs.)
  3. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional
    Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional
    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen V. R. Tacca e Roberto Valdés Puentes (orgs.)