Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco

A intenção nas argumentações de cada capítulo que compõe este livro é mostrar que o desenvolvimento subjetivo é a grande possibilidade quando se trata de avançar na compreensão de processos educativos inovadores ou daqueles conflitantes e desafiadores. Dessa forma, é ele que possibilitará a emergência do aprendiz como sujeito ou agente de sua ação, ou seja, é a pessoa que, ao vivenciar os singulares processos de aprender e se desenvolver, produz recursos subjetivos próprios que vão permitir o enfrentamento dos desafios que, muitas vezes, se interpõem.

1a edição
Julho/2019
R$68,00
Preço de capa
978-85-7516-866-0
ISBN
248
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
A Criança que se Desenvolve Subjetivamente em Sala de Aula: Caminhos para o aprender escolar
Andressa Martins do Carmo de Oliveira e Fernando Luís González Rey

Capítulo 2
Subjetividade e Aprendizagem: A relação professora-crianças como base da prática pedagógica
Luana Vaz e Cristina M. Madeira Coelho

Capítulo 3
Experiências Corporais, Educação e Desenvolvimento Subjetivo
Victor Lino Bernardes e Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 4
A Indissociabilidade Entre o Subjetivo e o Operacional na Singularidade de um Processo de Alfabetização
Karina Panizza de Sousa Pinto e Cristina M. Madeira Coelho

Capítulo 5
Aprendizagem Escolar e Subjetividade: Uma compreensão para além da dimensão assimilativa do aprender
Marília dos Santos Bezerra e Fernando Luís González Rey

Capítulo 6
Para Além do Fracasso Escolar: Produções de sentidos subjetivos de uma estudante em situação de conflito psicossocial
Renata Liziane Passos e Maria Carmen V. Rosa Tacca

Capítulo 7
As Implicações da Subjetividade nas Ações da Terapia Ocupacional: Processos de aprendizagem e desenvolvimento subjetivo
Polyana Gonçalves de Sousa e Maria Carmen V. Rosa Tacca

Capítulo 8
Práticas Pedagógicas com Arte: A professora e seus processos de ensinar
Patrícia Nunes de Kaiser e Cristina M. Madeira Coelho

Capítulo 9
A Configuração Subjetiva da Ação de Aprender: Implicações na organização do contexto educativo na formação de professores
Valdívia de Lima Pires Egler e Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 10
Um Olhar sobre a Constituição Docente desde o Enfoque Histórico-cultural da Subjetividade
Diego Barrios e Maria Carmen V. Rosa Tacca

Orelha

Este livro apresenta diversos estudos de caso realizados com base na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, os quais apresentam diferentes questões com enfoque nos processos de aprendizagem e desenvolvimento subjetivo. São textos sobre pesquisas em que os trabalhos de campo aparecem de forma explícita, o que permite ao leitor acompanhar a articulação entre aspectos teóricos e práticos, como também se aproximar dos processos subjetivos tanto dos pesquisadores como dos colaboradores das pesquisas. Os conteúdos que emergem favorecem a reflexão e o aprofundamento sobre temáticas educacionais da contemporaneidade.

A intenção nas argumentações de cada capítulo que compõe este livro é mostrar que o desenvolvimento subjetivo é a grande possibilidade quando se trata de avançar na compreensão de processos educativos inovadores ou daqueles conflitantes e desafiadores. Dessa forma, é ele que possibilitará a emergência do aprendiz como sujeito ou agente de sua ação, ou seja, é a pessoa que, ao vivenciar os singulares processos de aprender e se desenvolver, produz recursos subjetivos próprios que vão permitir o enfrentamento dos desafios que, muitas vezes, se interpõem.

Referencia

COELHO, Cristina M. Madeira ; MARTíNEZ, Albertina Mitjáns; REY, Fernando Luis González; TACCA, Maria Carmen (orgs.). Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco. Campinas: Alínea, 2019.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Psicologia Escolar e Compromisso Social
    Psicologia Escolar e Compromisso Social
    Albertina Mitjáns Martínez (org.)
  2. Aprendizagem e Trabalho Pedagógico
    Aprendizagem e Trabalho Pedagógico
    Maria Carmen V. R. Tacca (org.)
  3. A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior
    A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior
    Albertina Mitjáns Martínez e Maria Carmen Villela Rosa Tacca (org.)
  4. Subjetividade Contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas
    Subjetividade Contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas
    Albertina Mitjáns Martinez, Mauricio Neubern e Valéria D. Mori (orgs.)
  5. Subjetividade: teoria, epistemologia e método
    Subjetividade: teoria, epistemologia e método
    Fernando Luis González Rey e Albertina Mitjáns Martínez
  6. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional
    Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional
    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen V. R. Tacca e Roberto Valdés Puentes (orgs.)
  7. Subjetividad: teoría, epistemología y método
    Subjetividad: teoría, epistemología y método
    Fernando Luis González Rey y Albertina Mitjáns Martínez
  8. Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais
    Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais
    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen Villela Rosa Tacca e Roberto Valdés Puentes (Orgs.)
  9. Subjetividade, sujeito e vida: diálogos com Fernando González Rey
    Subjetividade, sujeito e vida: diálogos com Fernando González Rey
    Daniel Magalhães Goulart e Fernando González Rey
  10. Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa: práticas profissionais e pesquisas
    Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa: práticas profissionais e pesquisas
    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen Tacca, Maristela Rossato e Roberto Valdés Puentes (org.)
Veja Também