Possibilidades de Aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência

A implantação das políticas de inclusão escolar assim como os resultados obtidos nos diferentes instrumentos de avaliação da qualidade da educação — sejam nacionais ou internacionais — têm dado crescente visibilidade a uma população escolar que se constitui em constante desafio para os educadores: os alunos que apresentam dificuldades para aprender e os alunos com deficiências. 

Enfrentar essa problemática é o propósito deste livro, organizado com o objetivo de trazer contribuições para a reflexão dos contextos inclusivos, das práticas sociais e das concepções que estão em suas bases, assim como, especificamente, trazer uma compreensão dos processos de aprendizagem desses alunos, e estimular, principalmente, novas práticas pedagógicas.
O livro coloca em relevância a aprendizagem escolar, em análises reflexivas e propositivas. Enfatiza as condições e oportunidades que, na escola, oportunizam aos sujeitos superarem obstáculos externos e condições subjetivas, fortalecendo suas possibilidades no processo de aprender.

1a edição
Junho/2011
R$51,00
Preço de capa
978-85-7516-466-2
ISBN
280
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Deficiência como Iatrogênese
Ingrid Lilian Fuhr Raad
Elizabeth Tunes

Capítulo 2
Os Aspectos Subjetivos no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especiais: além dos limites concretos do defeito
Fernando L. González Rey

Capítulo 3
A Superação das Dificuldades de Aprendizagem e as Mudanças na Subjetividade
Maristela Rossato
Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 4
Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectual: desafios para o professor
Alexandra Ayach Anache

Capítulo 5
Errata: onde se lê deficiente mental, leia-se criança que aprende como sujeito de possibilidades
Anelice S. Batista
Maria Carmen V. R. Tacca

Capítulo 6
Linguagem, Fala e Audição nos Processos de Aprendizagem: desafios e estratégias

Cristina M. Madeira Coelho

Capítulo 7
Significação e Aprendizagem do Aluno Surdo
Celeste Azulay Kelman

Capítulo 8
O Intérprete de Língua de Sinais e a Ação Pedagógica no Processo de Aprendizagem do Sujeito Surdo
Bianca Carrijo Cordova
Maria Carmen V. R. Tacca

Capítulo 9
A Aprendizagem dos Alunos com Deficiência Visual: reflexões a partir de uma pesquisa no ensino superior
Patrícia Neves Raposo
Albertina Mitjáns Martínez

Sobre os Autores

Orelha

A implantação das políticas de inclusão escolar assim como os resultados obtidos nos diferentes instrumentos de avaliação da qualidade da educação — sejam nacionais ou internacionais — têm dado crescente visibilidade a uma população escolar que se constitui em constante desafio para os educadores: os alunos que apresentam dificuldades para aprender e os alunos com deficiências. 

Enfrentar essa problemática é o propósito deste livro, organizado com o objetivo de trazer contribuições para a reflexão dos contextos inclusivos, das práticas sociais e das concepções que estão em suas bases assim como, especificamente, trazer uma compreensão dos processos de aprendizagem desses alunos, e estimular, principalmente, novas práticas pedagógicas.

O livro coloca em relevância a aprendizagem escolar, em análises reflexivas e pro-positivas. Enfatiza as condições e oportunidades que, na escola, oportunizam aos sujeitos superarem obstáculos externos e condições subjetivas, fortalecendo suas possibilidades no processo de aprender. 

]Os capítulos apresentam princípios, ideias ou estratégias que podem ser compre-endidos em sua formulação criativa, na intenção de mudanças significativas nas práticas pedagógicas, visando a aprendizagem dos alunos com dificuldades e deficiências. Trazem importantes contribuições — a partir das análises teóricas, das experiências práticas e sugestões para abordar a subjetividade, a deficiência, a dificuldade de aprendizagem, a fala e a audição —, propondo um pensar as especificidades de cada um dos sujeitos que estão na escola para aprender.

Por suas ideias propositivas e instigadoras, o livro é de grande interesse e valor para estudantes de graduação e pós-graduação das diversas áreas de conhecimentos con-fluentes com a Educação, levando-os a uma compreensão crítica e reflexiva em torno da aprendizagem e suas diferentes formas de expressão. Alcança, também, uma arti-culação com profissionais tanto da área da Educação — professores, coordenadores pedagógicos, diretores — como da Saúde, da Psicologia, da Fonoaudiologia, por exemplo, que também se deparam, constantemente, com desafios em sua prática profissional junto a uma clientela específica e, também, quando são responsáveis pela formação de profissionais dentro de sua área de conhecimento.

A obra, sem dúvida, é relevante dentro de sua proposição teórica e prática e carrega conteúdo instigante para outras e necessárias discussões no âmbito dos processos de aprender de qualquer pessoa, como sujeito de possibilidades.

Referencia

MARTíNEZ, Albertina Mitjáns; TACCA, Maria Carmen (orgs.). Possibilidades de Aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas: Alínea, 2011.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Psicologia Escolar e Compromisso Social
    Psicologia Escolar e Compromisso Social
    Albertina Mitjáns Martínez (org.)
  2. Aprendizagem e Trabalho Pedagógico
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    Maria Carmen V. R. Tacca (org.)
  3. A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior
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    Albertina Mitjáns Martínez e Maria Carmen Villela Rosa Tacca (org.)
  4. Subjetividade Contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas
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    Albertina Mitjáns Martinez, Mauricio Neubern e Valéria D. Mori (orgs.)
  5. Subjetividade: teoria, epistemologia e método
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    Fernando Luis González Rey e Albertina Mitjáns Martínez
  6. Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco
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    Maria Carmen V. Rosa Tacca, Albertina Mitjáns Martínez, Fernando Luis González Rey e Cristina M. Madeira Coelho (Orgs.)
  7. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional
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    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen V. R. Tacca e Roberto Valdés Puentes (orgs.)
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