A arte tecendo fios para uma educação sensível

Euzania Andrade

O conteúdo da obra apresenta propostas aos professores e demais profissionais da educação sobre a importância da Arte e sobre as expressões de cada criança no seu desenvolvimento; discute e analisa o modo pelo qual podem ser implementadas as artes visuais em sala de aula e destaca, ainda, o professor como ponto fundamental para que a Arte potencialize o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, do senso crítico, estimulando a sensibilidade da criança, impulsionando-a no agir e no pensar.

1a edição
Janeiro/2020
R$49,00
Preço de capa
978-85-7516-884-4
ISBN
158
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Preâmbulo: Tramas e Fios

Apresentação
Compreendendo o cotidiano das escolas de educação infantil: entrevista com gestores e professores
A intenção da reflexão

Capítulo 1
Um Pouco da História: urdindo os fios – situando a arte na educação – leis e referenciais
Reflexão e estudos sobre a Arte na educação

Capítulo 2
A Arte como Tramas para a Construção da Concepção Estética do Professor na Educação Infantil
Os fios da memória tecendo as lembranças individuais – práticas para a coleta dos relatos
Os alunos-professores e a formação em Pedagogia
Projeto memória transformadora
O autorretrato – primeiro momento

Capítulo 3
Tecendo Fios para Uma Educação Sensível: o papel do professor na formação artística da criança
Um novo olhar para a arte na Educação Infantil – fios para trançar ações em consonância com o discurso do professor

Referências
Filme

Orelha

Este livro é o resultado de pesquisas na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara sobre o papel do professor e da Arte no desenvolvimento infantil. É baseado em um estudo qualitativo, que envolveu observação, levantamento de dados e entrevistas realizadas pelo grupo de pesquisadores, o qual tornou possível tecer algumas considerações com base nos relatos dos vários profissionais participantes e inferir que há um apontamento geral para a Arte como elemento fulcral no desenvolvimento global da criança, promovendo e estimulando o cognitivo, o emocional e o social.

O conteúdo da obra apresenta propostas aos professores e demais profissionais da educação sobre a importância da Arte e sobre as expressões de cada criança no seu desenvolvimento; discute e analisa o modo pelo qual podem ser implementadas as artes visuais em sala de aula e destaca, ainda, o professor como ponto fundamental para que a Arte potencialize o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, do senso crítico, estimulando a sensibilidade da criança, impulsionando-a no agir e no pensar.

Coopera, assim, para que os educadores tenham não apenas maior percepção e reconhecimento da grande influência da Arte e de suas práticas no desenvolvimento infantil, mas também para que valorizem e legitimem os contributos da própria trajetória de vida e de suas memórias em seu trabalho como professores.

Veja Também