Psicanálise e Psicossomática

Psicanálise e Psicossomática é uma obra que presta uma contribuição inegável a todos os que se dedicam à busca das relações entre o ato de adoecer e o mundo subjetivo do ser humano. Trata-se de um trabalho dentro da área da Medicina Psicossomática realizado inteiramente no Brasil, faz uso das entrevistas clínicas e da Prova de Rorschach para averiguar os fatores dinâmicos da personalidade do paciente psicossomático. Apresenta dados, extremamente interessantes e esclarecedores sobre o funcionamento mental do paciente com rinite alérgica perene, hiprtensão arterial essencial e psoríase, doenças essas que desafiam os tratamentos clínicos usuais pela sua reincidência.

2a edição
Revisada
Setembro/2017
R$38,00
Preço de capa
978-85-7516-795-3
ISBN
142
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio

Apresentação

Capítulo 1
Temas Introdutórios
Conceito
Breve histórico

Capítulo 2
Algumas Teorias Psicanalíticas sobre Desenvolvimento Infantil
Contribuições de René A. Spitz
Contribuições de Margareth Mahler
Contribuições de Melanie Klein
Contribuições de Donald W. Winnicott
O conceito de self verdadeiro e falso self
Contribuições de Heinz Kohut

Capítulo 3
Aspectos Relevantes para a Constituição do Psicossomático
Corpo e a imagem corporal
Representação mental
Fantasia
Afetos
Processo de simbolização

Capítulo 4
Casos Clínicos
Resultados
Conclusão
Discussão dos casos clínicos

Comentários Finais

Referências

Orelha

Psicanálise e Psicossomática é uma obra que presta uma contribuição inegável a todos os que se dedicam à busca das relações entre o ato de adoecer e o mundo subjetivo do ser humano. Na procura deste vínculo, Psicanálise e Psicossomática enfoca, de modo profundo e reflexivo, os distúrbios na relação mãe-bebê, que podem estar localizados na psicogênese da vulnerabilidade do ser humano às doenças psicofisiológicas.
Trata-se de um trabalho dentro da área da Medicina Psicossomática realizado inteiramente no Brasil, que considera as reações moldadas pela nossa cultura na determinação do processo do adoecimento, do sentir e do ser, mas que também busca uma abrangência maior quando se baseia nas contribuições psicanalíticas contemporâneas ao estudo das relações objetais.
Faz uso das entrevistas clínicas e da Prova de Rorschach para averiguar os fatores dinâmicos da personalidade do paciente psicossomático, e apresenta dados extremamente interessantes e esclarecedores sobre o funcionamento mental do paciente com rinite alérgica perene, hipertensão arterial essencial e psoríase, doenças essas que desafiam os tratamentos clínicos usuais pela sua reincidência. Revela e analisa a presença de um bloqueio das reações afetivo-emocionais, pobreza de fantasia e dificuldade no reconhecimento e expressão de seus afetos nesses indivíduos, que poderiam ter sua etiologia em uma relação mãe-filho que não permitiu ao bebê se diferenciar e adquirir uma identidade na infância.
Maria Adélia Jorge Mac Fadden é uma psicóloga reconhecida, especialista na Prova de Rorschach, professora da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e seu livro nos fornece elementos preciosos para melhor entender e tratar o paciente psicossomático.

Referencia

MAC FADDEN, Maria Adélia Jorge. Psicanálise e Psicossomática. 2. ed. Campinas: Alínea, 2017.