Gerontologia: perspectivas teórico-analíticas

O livro oferece uma introdução atenta à mudança sociodemográfica em curso na América Latina e globalmente, centralizando o envelhecimento como um processo coletivo, mas com intercorrências e desdobramentos específicos em cada contexto. Aposta em uma gerontologia crítica, ciente de sua história e comprometida com seus desafios no presente. Trata-se de uma abordagem que instiga a novas pesquisas, em especial, os alunos de graduação e pós-graduação em Gerontologia. Os temas também são de interesse para a formação de profissionais em saúde e nas humanidades – o que inclui áreas como Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Serviço Social, Psicologia, entre outras, além de configurar um material relevante para gestores e formuladores de políticas públicas.

Velhice e Sociedade
1a edição
Maio/2021
R$72,00
Preço de capa
978-65-5755-022-9
ISBN
258
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

01. Tendências globais da população no século XXI
George W. Leeson

02. Dos sábios aos ex-velhos, passando pela fragilidade: Visões, mitos e preconceitos em relação à população idosa
Ana Amélia Camarano

03. Saúde coletiva: Conceitos, história e articulações com a saúde do idoso
Jairnilson Silva Paim
Ligia Maria Vieira-da-Silva
Lilia Blima Schraiber

04. El erotismo y la sexualidad en la vejez
Ricardo Iacub
Mariana Mansinho

05. A violência cala e isola a pessoa idosa
Maria Cecília de Souza Minayo

06. Contextos da velhice e legislação brasileira
Luzia Cristina Antoniossi Monteiro
Nayara Mendes Silva
Felipe Augusto Portes

07. A pesquisa biomédica e a biopolítica do conhecimento em fins do século XX
João Paulo Ferreira
Vivian Ramos Melhado

08. Teorias Psicológicas do Envelhecimento
Samila Sathler Tavares Batistoni

09. Da ciência à profissionalização: A formação de graduados em Gerontologia no Brasil
Keika Inouye
Sofia Cristina Iost Pavarini
Allan Gustavo Bregola

10. Genealogia da velhice
Joel Birman

Orelha

Gerontologia: perspectivas teórico-analíticas oferece uma introdução atenta à mudança sociodemográfica em curso na América Latina e globalmente, centralizando o envelhecimento como um processo coletivo, mas com intercorrências e desdobramentos específicos em cada contexto.

Fruto de sete anos de pesquisa, envolve a contribuição de especialistas e pesquisadores reconhecidos no Brasil e internacionalmente, que, por meio de debates emergentes, apostam em uma gerontologia crítica, ciente de sua história e comprometida com seus desafios no presente.

Trata-se de uma discussão embasada na ideia de que a formação de um campo propriamente gerontológico, sua genealogia e o papel dos profissionais de saúde e educadores são tópicos que se conectam mutuamente na história da formação da saúde coletiva e na institucionalização recente das ciências gerontológicas nas universidades brasileiras.

Essa abordagem instiga a novas pesquisas, em especial, os alunos de graduação e pós-graduação em Gerontologia. Os temas também são de interesse para a formação de profissionais em saúde e nas humanidades – o que inclui áreas como Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Serviço Social, Psicologia, entre outras, além de configurar um material relevante para gestores e formuladores de políticas públicas.

Referencia

FERREIRA, João Paulo; MELHADO, Vívian Ramos (orgs.). Gerontologia: perspectivas teórico-analíticas. Campinas: Alínea, 2021.
Veja Também