Envelhecimento e Velhice LGBT: práticas e perspectivas biopsicossociais-0

Envelhecimento e Velhice LGBT: práticas e perspectivas biopsicossociais

Na sociedade contemporânea, dentre as diversas formas de preconceito e exclusão, destaca-se a estigmatização de idosos e, principalmente, de pessoas que apresentam identidades que não se enquadram na heteronormatividade. Por conseguinte, o envelhecimento daqueles que se identificam como LGBT e suas variantes sofre uma dupla marginalização. Isso acarreta maior vulnerabilidade social, econômica e questões de saúde cujo atendimento é prejudicado pela não aceitação e falta de informação das equipes de atendimento e, às vezes, também dos próprios usuários. Entretanto, apesar de tudo isso, as sociedades avançam em favor da inclusão real desses cidadãos.


Abrir na Amazon.com

R$ 78,00

Com desconto na livraria virtual
Abrir na LibriLaboris

EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

Para comprar este livro, faça login ou crie sua conta.

Entrar para comprar

ISBN: 978-85-7516-892-9

Editora: Alínea

Autor: Ludgleydson Fernandes de Araújo e Henrique Salmazo da Silva (orgs.)

Edição: 1

Ano: 2020

Páginas: 214

Formato: 16 x 23 cm

Idioma: Português

Prefácio

Apresentação

Capítulo 1
Velhice LGBT: apresentação de um panorama de estudos nacionais e internacionais
Henrique Salmazo da Silva e Ludgleydson Fernandes de Araújo

Capítulo 2
Recursos psicológicos e sociais ao longo do envelhecimento LGBT: perspectiva life-span de desenvolvimento humano
Dóris Firmino Rabelo e Edmar Henrique Dairell Davi

Capítulo 3
A gerontologia e a construção de pressupostos para um envelhecimento bem-sucedido entre idosos LGBT
Carlos Eduardo Henning

Capítulo 4
Estudo comparativo da qualidade de vida em homens homossexuais e heterossexuais na maturidade e velhice utilizando o WHOQOL-bref
Fabio Rodrigues Trindade e Maria Liz Cunha de Oliveira

Capítulo 5
Expressões, representatividades e interações sociais de pessoas idosas LGBT: um recorte artístico-cultural
Diego Félix Miguel e Tamara Nogueira Petroni

Capítulo 6
Vivências da sexualidade na velhice: investigações sobre percepção corporal e satisfação sexual de idosos homossexuais e heterossexuais
Juliana Fernandes-Eloi, Sara Moraes Prudêncio e Marina Duarte Ferreira Dias

Capítulo 7
O envelhecimento de lésbicas e gays: a longevidade dos dispositivos de gênero
Felipe de Baére e Valeska Zanello

Capítulo 8
A sexualidade de mulheres lésbicas na velhice: discussões acerca do ageísmo, heteronormatividade e família
Mateus Egilson da Silva Alves, Dóris Firmino Rabelo, Josevânia da Silva e Juliana Fernandes-Eloi

Capítulo 9
Invisibilidades de idosas lésbicas no campo da saúde
Michael Augusto Souza de Lima, Josevânia da Silva e Ana Alayde Werba Saldanha

Capítulo 10
Vivências do envelhecimento LGBT: comparativo entre representações sociais de universitários do direito, psicologia e pedagogia
Karolyna Pessoa Teixeira Carlos, José Victor de Oliveira Santos e Ludgleydson Fernandes de Araújo

Capítulo 11
Diferentes crenças religiosas e suas concepções psicossociais sobre a velhice LGBT
Ana Gabriela Aguiar Trévia Salgado, Ludgleydson Fernandes de Araújo, José Victor Oliveira dos Santos, Lorena Alves de Jesus, Hiago Veras Gomes e Marielli Monte Araújo

Capítulo 12
Sexualidades, géneros e interseccionalidad en las personas mayores: claves para la intervención e investigación
Noelia Fernández-Rouco, Andrés A. Fernández-Fuertes y Ludgleydson Fernandes de Araújo

Ludgleydson Fernandes de Araújo
Psicólogo,  pós-doutor e doutor em Psicologia pela Universidade de Granada (Espanha) com período sanduíche na Università di Bologna (Itália), mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade de Granada (Espanha), Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia pela UFPB. Professor orientador do Programa de Pós-graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Assessor para Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (2023-2024). Bolsista de Produtividade 1D em pesquisa pelo CNPq.  Coordenador do PSICOGERONTO - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicogerontologia e Vulnerabilidades Psicossociais. Tem pautado sua atuação no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, Teoria das Representações Sociais, Psicologia do Envelhecimento, Psicogerontologia, Idosos/Velhice, Aspectos Psicossociais das Drogas, Aspectos Psicológicos da Prevenção ao HIV/AIDS, Homoafetividade e Pessoas LGBT.

Henrique Salmazo da Silva
Gerontólogo, bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Doutor em Neurociências e Cognição pela Universidade Federal do ABC. É professor do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (PPGG UCB) e atualmente coordenador do PPGG UCB. É coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão em Gerontologia e práticas gerontológicas, e pesquisador vinculado a grupos nacionais e internacionais de pesquisa, incluindo a Red Interuniversitaria de Envejecimiento Saludable, Latino américa y Caribe (RIES-LAC). É diretor de Suporte à Profissão da Associação Brasileira de Gerontologia. Pesquisa e estuda saúde e  bem-estar na velhice, cuidados de longa duração, envelhecimento cognitivo e  Gerontologia como ciência e profissão.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Envelhecimento e Velhice LGBT: práticas e perspectivas biopsicossociais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sexualidade é um fenômeno biopsicossocial que se faz presente em todo o ciclo vital. Portanto, velhice e sexualidade são duas dimensões complexas e indissociáveis, que incluem intercâmbios entre relações, papéis, escolhas e atitudes, em continuidade às experiências acumuladas ao longo do curso de vida.

Na sociedade contemporânea, dentre as diversas formas de preconceito e exclusão, destaca-se a estigmatização de idosos e, principalmente, de pessoas que apresentam identidades que não se enquadram na heteronormatividade. Por conseguinte, o envelhecimento daqueles que se identificam como LGBT e suas variantes sofre uma dupla marginalização. Isso acarreta maior vulnerabilidade social, econômica e questões de saúde cujo atendimento é prejudicado pela não aceitação e falta de informação das equipes de atendimento e, às vezes, também dos próprios usuários. Entretanto, apesar de tudo isso, as sociedades avançam em favor da inclusão real desses cidadãos.

A coleção Velhice e Sociedade, como pioneira no tratamento de numerosas questões sociais, políticas, de saúde física e mental e de qualidade de vida na velhice no Brasil, une-se a esses esforços trazendo Envelhecimento e Velhice LGBT: práticas e perspectivas biopsicossociais, em que especialistas e acadêmicos renomados no Brasil e em países da América Latina e da Europa, que integram uma importante rede de pesquisa, abordam temas que convergem para a melhor compreensão dos fenômenos velhice, envelhecimento, identidade etária e de gênero, papéis etários e de gênero, características sexuais e orientação sexual, isolados e em intersecção.

Obra de grande atualidade e de forte apelo crítico, ela poderá servir para estudo e consulta de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e de graduação em Gerontologia e em outras áreas, bem como a todos aqueles que procuram resgatar uma cultura que respeita e reverencia seus velhos e a sabedoria de sua experiência.

Outros livros do(s) autor(es)