Gerontologia: perspectivas teórico-práticas

A presente obra é resultado da vivência dos autores nas áreas da academia, graduação, pesquisa, pós-graduação, extensão, mas, principalmente, em atividades teórico-práticas de ensino de graduação com estudantes de Gerontologia no âmbito hospitalar, vivenciadas no trabalho com os idosos internados nas enfermarias clínicas, no Serviço de Acolhimento, nas consultas do Pronto Atendimento e outras.

Alínea
Velhice e Sociedade
1a edição
978-65-5755-042-7
ISBN
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
LIVRO NO PRELO
.

Orelha

A velhice e o processo de envelhecimento concentram um campo historicamente recente de investigações e produção de conhecimento, que data, em democracias liberais avançadas e em desenvolvimento, da segunda metade do século XX, a partir de debates sobre fenômenos coletivos relativos à transição demográfica e epidemiológica. A gerontologia, como disciplina de fronteira entre as ciências humanas, biológicas e sociais, estabeleceu-se, nas últimas décadas, associando a emergência do debate público sobre o envelhecimento com as necessidades globais de atenção e cuidado. Apesar disso, os modelos de atendimento aos segmentos mais velhos da população, focalizados sob o campo gerontológico, ainda são incipientes e fragmentados no Brasil.
Gerontologia: perspectivas teórico-práticas verte seu olhar para essa lacuna, oferecendo modelos interdisciplinares e multifocais de atendimento para a prática profissional em gerontologia, em serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade. Da consulta em gerontologia às necessidades específicas em linhas de atendimento centradas na pessoa idosa, no Brasil, por exemplo, a presente coletânea abarca procedimentos e formas de estabelecer avaliações considerando a complexidade de demandas de saúde e as questões biopsicossociais intrínsecas.
O material é relevante para profissionais em gerontologia, de maneira especial, e para os demais profissionais em saúde e especialistas, cujos cenários de atuação tangenciam as questões do envelhecimento, e da velhice, particularmente. Tendo a prática como o eixo estruturante, o livro se constitui como referência para profissionais interessados na consulta em gerontologia, operacionalizando os saberes gerontológicos em diálogo com o campo de trabalho.

Referencia

FERREIRA, João Paulo; MELHADO, Vívian Ramos (orgs.). Gerontologia: perspectivas teórico-práticas. Campinas: Alínea, 2022.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Gerontologia: perspectivas teórico-analíticas
    Gerontologia: perspectivas teórico-analíticas
    João Paulo Ferreira e Vívian Ramos Melhado (Orgs.)
Veja Também