Gerontologia educacional e a aprendizagem ao longo da vida

O paradigma da aprendizagem ao longo da vida tornou-se um fenômeno global, com influência na organização política de vários países. De maneira flexível, o conceito tem sido utilizado em vários contextos educacionais. O objetivo desta scoping review foi mapear as atividades de aprendizagem ao longo da vida para os idosos para compreender como este paradigma tem sido incorporado em ações práticas.

Velhice e Sociedade
1a edição
Abril/2023
R$58,00
Preço de capa
978-65-5755-052-6
ISBN
140
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
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Sumário

Apresentação

Parte 1.
Fundamentos Introdutórios

Capítulo 1
A gerontologia educacional
Princípios e perspectivas da gerontologia educacional
As Universidades da Terceira Idade

Capítulo 2
O paradigma da aprendizagem ao longo da vida
Contribuições da educação de adultos
A primeira geração da aprendizagem ao longo da vida
A segunda geração da aprendizagem ao longo da vida
A terceira geração da aprendizagem ao longo da vida
A aprendizagem ao longo da vida em evidência
A perspectiva de desenvolvimento lifespan

Parte 2.
Pesquisa e Práticas

Capítulo 3
Métodos
Etapa 1 – questão de pesquisa
Etapa 2 – critérios de inclusão
Etapa 3 – protocolo de pesquisa
Etapa 4 – estratégias de busca
Etapa 5 – seleção da evidência
Etapa 6 – extração da evidência

Capítulo 4
Resultados
Modalidades educativas da aprendizagem ao longo da vida
Estudos da primeira geração da aprendizagem ao longo da vida
Estudo da segunda geração da aprendizagem ao longo da vida
Estudos da terceira geração da aprendizagem ao longo da vida
Estudos da quarta geração da aprendizagem ao longo da vida
Limitações da pesquisa

Capítulo 5
Discussão

Capítulo 6
Considerações finais

Referências

Orelha

O livro contextualiza a trajetória histórica e conceitual da gerontologia educacional e da aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning), destacando os principais aspectos que fundamentam e direcionam as práticas educativas voltadas às pessoas adultas e idosas.
O aprender durante toda a vida não se revela como uma ideia inovadora. No entanto, constata-se a sua adoção como um princípio organizador nas agendas políticas educacionais de vários países nos últimos anos, alinhada ao discurso da sustentabilidade e ao desenvolvimento político, econômico e social das comunidades. Por se apresentar como um conceito abrangente, advindo dos debates sobre a educação de adultos, o paradigma da aprendizagem ao longo da vida tem sido incorporado de maneira flexível em diversos contextos e áreas profissionais.
Apresentamos nesta obra o mapeamento das atividades de aprendizagem ao longo da vida para as pessoas idosas sob as perspectivas da funcionalidade (modalidade educativa) e da questão filosófica (parâmetro geracional), com a identificação dos principais desafios e estratégias recomendadas para as ações práticas no campo da gerontologia educacional.
Idealiza-se a adoção de um parâmetro geracional da aprendizagem ao longo da vida mais inclusivo e integrado nas atividades educativas para as pessoas idosas, o que pode ser interpretado como uma reaproximação ao objetivo genuíno da educação: colocar significado à existência humana.

Referencia

CACHIONI, Meire; DE LIMA FLAUZINO, Karina . Gerontologia educacional e a aprendizagem ao longo da vida. Campinas: Alínea, 2023.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. As Múltiplas Faces da Velhice no Brasil
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    Olga Rodrigues de Moraes Von Simson, Anita Liberalesso Neri e Meire Cachioni (orgs.)
  2. Saúde e Qualidade de Vida na Velhice
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  3. Gerontologia educacional: manual de boas práticas
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    Meire Cachioni, Karina de Lima Flauzino e Patrícia Bet (orgs.)
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