Estudo de Casos no Ensino de Química

O livro visa contribuir para a difusão do método de Estudo de Casos em salas de aulas e ser útil para professores e alunos interessados em buscar alternativas de ensino capazes de promover não apenas o aprendizado de conteúdos de Química, mas que desenvolvam habilidades como o pensamento crítico e a argumentação.

2a edição
Revisada
Julho/2010
R$45,00
Preço de capa
978-85-7670-159-0
ISBN
104
Páginas
140 x 210 mm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
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Sumário

Apresentação

Capítulo 1
As Origens do Método de Estudo de Casos e a sua Popularização no Ensino de Ciências

Capítulo 2
Produção de Casos e Estratégias para Uso no Ensino de Ciências
Produção de casos
Estratégias para utilização de casos no ensino de ciências
Elaboração de questões sobre os casos como forma de auxiliar a tomada de decisão

Capítulo 3
Estudo de Casos no Ensino de Química: o que nos diz a literatura
Aplicação do método de Estudo de Casos nas diferentes subáreas/áreas correlatas da química e principais objetivos buscados
Diferentes maneiras empregadas pelos professores de química em suas aulas, para aplicação do método de Estudo de Casos
Impressões de alunos e professores sobre o uso do método de Estudo de Casos em disciplinas de química

Capítulo 4
Exemplo de Uso de Casos de Caráter Sociocientífico no Ensino de Química
Os casos produzidos
Etapas de aplicação da proposta
Impressões dos alunos sobre a aplicação da proposta
Algumas considerações sobre a aplicação da proposta

Capítulo 5
Estudo de Casos e a Argumentação no Ensino de Química
Argumentação e ensino de ciências
Análise da atividade fundamentada no método de Estudo de Casos
Componentes do argumento identificados na apresentação oral sobre a solução do Caso das Próteses
Componentes dos argumentos em todos os casos: uma análise comparativa
Algumas considerações sobre a análise dos argumentos produzidos pelos alunos

Capítulo 6
Estudo de Casos no Ensino de Química: bibliografia anotada

Referências

Lista de Siglas e Abreviaturas

Apêndice

Orelha

O método de Estudo de Casos, uma variante do método Aprendizado Baseado em Problemas, também conhecido como Problem Based Learning (PBL), foi desenvolvido com o intuito de colocar os alunos em contato com problemas reais, de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, a habilidade de resolução de problemas e a aprendizagem de conceitos da área em questão. Ele possui a característica de enfatizar o aprendizado autodirigido, centrado no estudante. Pesquisas têm mostrado a sua potencialidade na promoção de um ensino que vise o desenvolvimento de conteúdos não apenas informativos, mas também formativos em cursos de Ciências.
O primeiro capítulo do livro versa sobre as origens e a popularização do método no ensino de Ciências, enquanto o segundo capítulo apresenta considerações importantes a respeito do processo de produção dos casos e de estratégias para sua aplicação. No capítulo seguinte, discute-se os principais objetivos e resultados alcançados com o emprego do método no ensino de Química. No quarto capítulo, relata-se uma experiência sobre o uso do método de Estudo de Casos em um curso de Bacharelado em Química. Depois, discute-se em que medida as propostas de ensino pautadas no método de Estudo de Casos podem estimular a elaboração de argumentos por parte dos alunos. O sexto capítulo apresenta uma bibliografia comentada, composta de vinte e nove trabalhos, que tratam do método de Estudo de Casos aplicado à área de Química, localizados a partir de levantamento bibliográfico realizado em revistas da área de Educação em Química. Cada trabalho que integra esta bibliografia é acompanhado de um pequeno resumo, no qual são apresentados aspectos relevantes discutidos em cada obra.

Referencia

QUEIROZ, Salete Linhares; Sá, Luciana Passos. Estudo de Casos no Ensino de Química. 2. ed. Campinas: Átomo, 2010.
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