Bullying: visão interdisciplinar

Maria Aparecida Alkimin (org.)

Este livro aborda um dos mais polêmicos temas da escola e da atualidade, o bullying, e foi organizado, sistematicamente, para proporcionar ao leitor uma visão interdisciplinar deste fenômeno que representa uma chaga nas relações escolares e sociais. Elaborado por estudiosos do assunto, apresenta vivências e conhecimentos técnico-científicos sobre o bullying, tornando a obra — em razão da sua natureza interdisciplinar — uma referência para estudos e pesquisas de diversos profissionais das variadas áreas de formação: Direito, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Filosofia etc.

1a edição
Novembro/2011
R$42,00
Preço de capa
978-85-7516-482-2
ISBN
180
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Bullying: a violência no âmbito escolar
Grasiele Augusta Ferreira Nascimento

Capítulo 2
As Faces do Bullying: implicações sociais e emocionais a partir das relações interpessoais no ambiente escolar
Sônia Maria Ferreira Koehler

Capítulo 3
Violência (Bullying e Cyberbullying): modernidade e crise de sentido, ética e direitos humanos
Marcius Tadeu Maciel Nahur

Capítulo 4
Aspectos Constitucionais do Direito Social à Educação e da Violação a este Direito na Forma do Bullying
Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto

Capítulo 5
O Bullying e a Responsabilidade Jurídica
Maria Aparecida Alkimin

Posfácio
Bullying na Visão Interdisciplinar: uma possível contribuição da teologia
Lino Rampazzo

Sobre os Autores

Orelha

Este livro aborda um dos mais polêmicos temas da escola e da atualidade, o bullying, e foi organizado, sistematicamente, para proporcionar ao leitor uma visão interdisciplinar deste fenômeno que representa uma chaga nas relações escolares e sociais.
Elaborado por estudiosos do assunto, apresenta vivências e conhecimentos técnico-científicos sobre o bullying, tornando a obra — em razão da sua natureza interdisciplinar — uma referência para estudos e pesquisas de diversos profissionais das variadas áreas de formação: Direito, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Filosofia etc.
Cada autor buscou contextualizar o tema bullying sob a ótica de sua formação profissional e pedagógica, com isso, desenvolveu-se uma ampla e pro-funda análise do tema com o enfrentamento de questões polêmicas e complexas que o norteiam. Apresenta ao leitor uma compreensão da função da escola para a formação integral e cidadã do educando; trata da educação sob o aspecto constitucional, como direito e garantia fundamental e social que corrobora para a efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana; trata das repercussões psicológicas e sociais do fenômeno bullying, partindo da análise e diferenciação de outros fenômenos afins tais como a agressividade e a violência institucionalizada.
O tema também é tratado sob a perspectiva filosófica com enfoque na ética da virtude que se contrapõe à “coisificação” das relações interpessoais e banalização da violência; além de ser tratado pela teologia visando estabelecer um elo entre a fé e a razão para o enfrentamento da violência na escola, apontando, como solução para o bullying, o sistema preventivo salesiano pregado por D. Bosco. 
Por fim, o livro trata de aspectos jurídico-legais do fenômeno bullying, apontando questões relevantes tais como a responsabilidade civil e a responsabilidade perante o Estatuto da Criança e do Adolescente.