Limites e Indisciplina na Educação Infantil

Maritza Rolim de Moura Vergés e Marli Aparecida Sana

Neste livro, as autoras abordam a relação Família-Escola de forma diferenciada, coletando os dados no "chão da Escola" e discutindo a questão da indisciplina - polêmica que afeta a maioria das Escolas - atrelada ao conceito de limites - o qual se integra na lista de preocupações da maioria das famílias. A leitura dessa obra fará com que pais e professores reflitam sobre a possibilidade de contribuição da família na formação de limites nas crianças, a fim de vislumbrar novos questionamentos em direção às causas da indisciplina na Escola e suas implicações no ato pedagógico.

3a edição
Revisada
Junho/2012
R$31,00
Preço de capa
978-85-7516-563-8
ISBN
76
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Introdução

A Indisciplina na Educação Contemporânea

Indisciplina escolar
Pesquisando uma turma de educação infantil
Diferentes sentidos da indsciplina

Familia & Escola: a questão dos limites nas crianças
Famílias e limites
Sanções disciplinares aplicadas

Considerações Finais

Referências

Anexos

Anexo 1. Roteiro de Entrevista
Anexo 2. Questionário de Pesquisa

Orelha

No final do século XX e neste início de século XXI, muito se tem discutido, na Academia e fora dela, sobre a relação Família-Escola. Neste livro, as autoras, professoras da Educação Infantil da rede municipal de Curitiba, com base em pesquisa para o TCC em Pedagogia, abordam tal tema de forma diferenciada, coletando os dados no “chão da Escola” e discutindo a questão da indisciplina – polêmica que afeta a maioria das Escolas – atrelada ao conceito de limites – que integra a lista de preocupações da maioria das Famílias. 
No contexto da globalização, a família está “perdida” em meio à turbulência de acontecimentos econômicos, sociais e políticos e acaba “terceirizando” a educação de seus filhos à Escola, sem se preocupar com os resultados – ou ter tempo para entendê-los – e com as consequências acarretadas por tal atitude. Além disso, em casa, simplesmente os servem, deixando-os fazer o que tiverem vontade, não cobrando responsabilidades e não atentando ao fato de que essas crianças frequentam uma sociedade que possui regras e normas.
A leitura dessa obra fará com que pais e professores reflitam sobre a contribuição da família na formação de limites nas crianças, a fim de vislumbrar novos questionamentos em direção às causas da indisciplina na Escola e suas implicações no ato pedagógico.

Malu Almeida

Veja Também