Interações entre Fenomenologia & Educação

Adão José Peixoto (org.)

Interações entre Fenomenologia & Educação Interações entre Fenomenologia & Educação

Sinopse

Husserl estava preocupado em procurar um caminho para reencontrar o sentido perdido. Para encontrar esse caminho, era preciso fazer a opção “por uma reflexão que resgatasse a experiência comum, que dissesse de quê a ciência está falando e como é essa realidade que se nos apresenta. Isso não podia ser feito em laboratórios, pois envolve o ser humano e sua produção de significados” (Amatuzzi, 2009, p. 94). Husserl avaliava que é possível encontrar esse caminho se o pesquisador considerar as coisas em si, abstendo-se do seu julgamento prévio, e se preocupando em descrevê-la tal como ela se manifesta no seu estado originário. Se se considerar, não os juízos de realidade, mas a própria realidade, ou seja, a experiência em si, está se optando por outro caminho, o da fenomenologia ou atitude fenomenológica.

Sumário

Apresentação

Primeira Parte
Fenomenologia: discurso e vivência

Capítulo 1
Caminho Fenomenológico
Adão José Peixoto

Capítulo 2
Fenomenologia: a volta às coisas mesmas
Enilda Rodrigues de Almeida Bueno

Capítulo 3
Fenomenologia do Sentir nas Veredas da Arte
Ana Cristina C. Sawaya Almeida

Capítulo 4
A Textura do Mundo: um ensaio fenomenológico
Roberto Antônio Penêdo do Amaral

Segunda Parte
O Encontro Possível entre a Fenomenologia e a Educação

Capítulo 5
O Diálogo entre a Fenomenologia e a Medicina: uma possibilidade na educação médica
Rita Francis Gonzalez y Rodrigues Branco

Capítulo 6
A Educação e Sua Dimensão Fenomenológica
Carlos Cardoso Silva

Capítulo 7
Prática Pedagógica e Fenomenologia
Enilda Rodrigues de Almeida Bueno

Capítulo 8
Universitarização da Formação de Professores e Fenomenologia: caminhos opostos?
Edna Duarte de Souza

Referência Bibliográfica

PEIXOTO, Adão José (org.). Interações entre Fenomenologia & Educação. 2. ed. Campinas: Alínea, 2014.