Tecnologia da Gaseificação de Biomassa
A aplicação de gaseificação em ciclos de cogeração embora conceitualmente antiga, só nos últimos anos passou a ser uma alternativa viável. Neste trabalho, estudam-se as opções básicas de conversão de energia química por meios térmicos, para fins mecânicos (trabalho e potência de eixo). Com o objetivo da eletrificação de comunidades, considera-se também a conversão de potência mecânica em elétrica. Estudos de caso de diversas aplicações, de pesquisa e desenvolvimento, em ciclos combinados e aplicações em pequenas comunidades também são apresentados. O livro descreve e comenta diversos tipos de gaseificadores e como são classificados, permitindo aos interessados sua utilização. Apresenta as principais propriedades da biomassa que devem ser consideradas, os principais aspectos teóricos e as principais reações envolvendo a gaseificação. Desenvolve uma metodologia para projeto térmico, com o balanço de massa e energia do gaseificador, estimativas de potência desenvolvida pelo gaseificador, de consumo de biomassa e tipo de gás produzido, com as principais variáveis envolvidas.
- 1a edição
- Novembro/2010
- R$108,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-126-2
- ISBN
- 432
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual

Sumário
Prefácio
Parte 01 - Contexto
CAPÍTULO 01
Introdução
Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 02
História
Jhon Jairo Ramirez Behainne e Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 03
Gaseificadores: conceitos básicos
Jhon Jairo Ramirez Behainne e Caio Glauco Sánchez
Parte 02 - Aplicações da Gaseificação: gerando energia
CAPÍTULO 04
Gaseificação de Carvão Mineral
Jhon Jairo Ramirez Behainne e Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 05
Possibilidades Tecnológicas: a gaseificação gerando energia elétrica
Marcelo Côrtes Fernándes e Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 06
Pequenas Unidades de Geração de Calor e Energia Elétrica
Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 07
Cogeração
Eduardo Rafael Barreda del Campo e Ricardo Wilson A. da Cruz
CAPÍTULO 08
Aplicação em Pequenas Comunidades
Marcelo Côrtes Fernándes e Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 09
Estudo de Casos: plantas de desenvolvimento
Marcelo Côrtes Fernándes e Caio Glauco Sánchez
Parte 03 - Aspectos Teóricos
CAPÍTULO 10
Caracterização das Biomassas
Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 11
Estequiometria das Reações de Combustão e Gaseificação
Waldir Antonio Bizzo e Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 12
Pirólise
Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 13
Gaseificação
Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 14
Fluidodinâmica do Leito Fluidizado, Aplicada à Gaseificação
Francisco José dos Santos
Parte 04 - Tecnologia
CAPÍTULO 15
Construindo Gaseificadores
Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 16
Pirólise de Biomassa: aspéctos tecnológicos
Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 17
Alcatrão ou Bio-óleo: caracterização, amostragem e utilização
Elisabete Maria Saraiva Sanchez
CAPÍTULO 18
O Gás Pobre como Combustível Industrial
Caio Glauco Sánchez
CAPÍTULO 19
Purificação do Produto de Gaseificação de Biomassa
Waldir Antonio Bizzo
APÊNDICE A
Bomba Calorimétrica
APÊNDICE B
Bomba Calorimétrica
Sobre os Autores
Orelha
A gaseificação como um processo comercial para produzir gás combustível, surgiu por volta de 1780, com o desenvolvimento do processo de preparação de carvão em coque para a siderurgia. Também surgiram nessa época os primeiros gaseificadores para produzir gás para iluminação pública. Rapidamente se disseminaram pelo mundo: Londres em 1812, Rio de Janeiro em 1854, Berlim e Paris em 1860, São Paulo em 1872. Atualmente, existe outro motivo para a geração e utilização de gás: a necessidade de substituir os combustíveis fósseis por renováveis, na tentativa de frear os efeitos das emissões de COZ, um dos gases prováveis causadores do efeito estufa.
No escopo deste trabalho, estudam-se as opções básicas de conversão de energia química por meios térmicos, para fins mecânicos (trabalho e potência de eixo). Com o objetivo da eletrificaçáo de comu- nidades, considera-se também a conversão de potência mecânica em elétrica. A aplicação de gaseificação em ciclos de cogeraçáo embora conceitualmente antiga, só nos últimos anos passou a ser uma alternativa viável. Estudos de caso de diversas aplicações, de pesquisa e desenvolvimento, em ciclos combinados e aplicações em pequenas comunidades também são apresentados. O livro descreve e comenta diversos tipos de gaseificadores e como são classificados contrafluxo, ou contracorrente, fluxo direto ou concorrente, fluxo cruzado e leito fluidizado permitindo aos interessados sua utilização.
Pretende-se que o livro sirva também para quem queira desenvolver projetos de gaseificadores e, portanto, apresenta as principais propriedades da biomassa que devem ser consideradas. Desenvolve os principais aspectos teóricos e as principais reaçóes envolvendo a gaseificação. Desenvolve uma metodologia para projeto térmico, com o balanço de massa e energia do gaseificador, estimativas de potência desenvolvida pelo gaseificador, de consumo de biomassa e tipo de gás produzido, com as principais variáveis envolvidas. Apresenta resultados de ensaios em gaseificadores, detalhes construtivos e principais métodos para limpeza do gás.