Nanotecnologia e saúde

Hercília Maria Lins Rolim e Chistiane Mendes Feitosa (orgs.)
Átomo
1a edição
978-65-87322-02-5
ISBN
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
LIVRO NO PRELO
.

Orelha

Richard Phillips Feynman, em 1959, durante uma palestra intitulada "Há mais espaços lá embaixo", sugeriu manipular a matéria em suas escalas atômica e molecular. De forma visionária, defendeu em seus trabalhos que não existia nenhum obstáculo teórico à construção de dispositivos compostos por elementos muito pequenos - estruturas entre 1 e 1.000 nanômetros - e abriu as portas para uma nova revolução.

Os avanços previstos por Feynman, à época, concretizaram-se e hoje a nanotecnologia é uma ciência que tem contribuído com diversas áreas relevantes, tais como Medicina, Química, Biologia, Física, Engenharia dos Materiais, Ciência da Computação, entre outras.

Nas últimas décadas, a nanotecnologia tornou-se um dos principais focos das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no mundo, e em ritmo acelerado de crescimento na maioria das áreas do conhecimento científico.

O objeto de pesquisa deste trabalho aborda a presença e os avanços da nanotecnologia na Farmácia e, por conseguinte, na Saúde. Embora exista uma infinidade de artigos disponíveis sobre o assunto, a maior parte destes não consegue apresentar, de forma simples e didática, os conceitos e as diferentes metodologias aos principiantes da área.

Para tanto, Nanotecnologia e Saúde reúne, inicialmente, breve panorâmica da evolução da nanotecnologia, dos nanomateriais, e alguns fundamentos básicos de nanotecnologia farmacêutica, nanobiotecnologia, alguns métodos de preparo e de caracterização de nanoformulações. Na sequência, apresenta um conjunto das variadas aplicações na área da saúde: nanobiossensores na medicina, nanotecnologia em cancerologia, em doenças cardiovasculares, em doenças neurodegenerativas e em doenças negligenciadas; na odontologia; em medicamentos de uso tópico e transdérmico e, finalmente, na cadeia produtiva de alimentos.

Trata-se de um conteúdo concebido e organizado para atender aos estudantes de graduação dos distintos cursos da área de Saúde, aos candidatos em processos de seleção de pós-graduação (mestrado e doutorado) que tenham interesse em iniciar estudos na área, assim como, pela acessibilidade dos temas, auxiliar professores das diversas disciplinas pertinentes.