Psicoterapia: terapeutas iniciantes e suas estórias fabulosas

Giuliana Lima

Este livro se baseia na experiência profissional de Giuliana, de quase duas décadas, escutando pessoas que procuram ajuda psicológica - dilemas, dramas, celebrações, transformações - seja no atendimento a seus próprios pacientes, seja supervisionando os atendimentos dos alunos de Psicologia. É uma homenagem da autora a todos aqueles que, de uma forma ou outra, cruzaram o seu caminho e estão aqui representados por meio da escrita literária. Um tributo à Psicologia e ao ser humano, esse ser em movimento, inacabado, que constrói seu projeto existencial ao longo da vida.

1a edição
Dezembro/2020
R$45,00
Preço de capa
978-65-5755-012-0
ISBN
136
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio
Apresentação

O segredo de Jorge
A escolha de Teodora
A solidão de Antônio
A vitória de Abel
A paixão de Felipe
Dez sugestões para terapeutas iniciantes

Orelha

Giuliana é uma pessoa na qual cabem muitas outras. Sensível, inteligente, perspicaz, empática, tornou-se psicóloga clínica sem nunca abdicar do prazer da escrita literária. Como sabemos, para se escrever bem, há que se ter paixão pela leitura. Ao escrever esta frase, um sentimento de pesar é despertado em mim, ao me lembrar de como anda raro esse tipo de paixão. Nossos alunos universitários preferem textos curtos e objetivos e, na maior parte das vezes, buscam soluções rápidas na internet. Mas, para se compreender o ser humano não há respostas prontas, ainda mais quando se trata de seus anseios, pensamentos, sentimentos e emoções.

Esta obra, que segundo a própria autora se constituiu tal qual uma colcha de retalhos, discorre sobre singularidades e circunstâncias, sobre como pessoas comuns podem nos surpreender ao trazerem à cena psicoterapêutica tramas tão complexas que custam a ser desvendadas, mas, ao mesmo tempo, se apresentam como filigranas delicadas sobre um fundo chamado vida. E, assim, as “estórias fabulosas”, narradas a partir de personagens fictícios, são vinhetas que se apresentam impactantes e instigam nossa imaginação, a ponto de não nos deixarem ir sem terminar de lê-las. São retalhos do vivido nos quais o leitor, certamente, se reconhecerá, por afinidade ou discordância, mas sem indiferença.

Psicoterapeutas iniciantes são desafiados por clientes que buscam acolhimento, atenção e empatia, num esforço para estancar o sofrimento que advém de angústias, inseguranças, medos, ou, simplesmente, alívio para suportarem o peso do viver e se reencontrarem com a alegria e a paz. Nesses encontros, o inusitado sempre acontece, já que são tantas e diversas as maneiras dos seres humanos dialogarem com a vida.

Este livro é um convite a adentrarmos os recônditos da psicoterapia, mas não se destina apenas aos psicólogos. São contos interessantes que permitem diversas interpretações. Caberá a cada leitor descobrir sua própria maneira de saborear esta obra. De minha parte, sinto admiração e orgulho por ter participado da trajetória de Giuliana para tornar-se pesquisadora, no mestrado e no doutorado, e perceber que a maturidade não a deixou menos interessada; pelo contrário, acrescentou-lhe ousadia e muita criatividade para transformar o ensino de psicologia em algo divertido e apaixonante.

Profa. Dra. Vera Engler Cury

Veja Também