Os Elementos Químicos: noções sobre história, obtenção e aplicações
Este trabalho surge com a ideia de dedicar um resumo da história de cada um dos 118 elementos químicos, e servir como uma porta de entrada para o extenso assunto. Com esse breve histórico, apresenta um apanhado sobre a obtenção de cada elemento, descrevendo também algumas de suas principais aplicações.
- 1a edição
- Julho/2025
- R$88,00
- Preço de capa
- 978-65-87322-45-2
- ISBN
- 256
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual

Sumário
Apresentação
Os 118 Elementos Químicos
Hidrogênio
Hélio
Lítio
Berílio
Boro
Carbono
Nitrogênio
Oxigênio
Flúor
Neônio
Sódio
Magnésio
Alumínio
Silício
Fósforo
Enxofre
Cloro
Argônio
Potássio
Cálcio
Escândio
Titânio
Vanádio
Cromo
Manganês
Ferro
Cobalto
Níquel
Cobre
Zinco
Gálio
Germânio
Arsênio
Selênio
Bromo
Criptônio
Rubídio
Estrôncio
Ítrio
Zircônio
Nióbio
Molibdênio
Tecnécio
Rutênio
Ródio
Paládio
Prata
Cádmio
Índio
Estanho
Antimônio
Telúrio
Iodo
Xenônio
Césio
Bário
Lantânio
Cério
Praseodímio
Neodímio
Promécio
Samário
Európio
Gadolínio
Térbio
Disprósio
Hólmio
Érbio
Túlio
Itérbio
Lutécio
Háfnio
Tântalo
Tungstênio
Rênio
Ósmio
Irídio
Platina
Ouro
Mercúrio
Tálio
Chumbo
Bismuto
Polônio
Ástato
Radônio
Frâncio
Rádio
Actínio
Tório
Protactínio
Urânio
Neptúnio
Plutônio
Amerício
Cúrio
Berquélio
Califórnio
Einstênio
Férmio
Mendelévio
Nobélio
Laurêncio
Rutherfórdio
Dúbnio
Seabórgio
Bóhrio
Hássio
Meitnério
Darmstádtio
Roentgênio
Copernício
Nihônio
Fleróvio
Moscóvio
Livermório
Tenesso
Oganessônio
Bibliografia
Apêndice. Um pouco da formação da tabela periódica
Orelha
A história e a descoberta dos Elementos Químicos é um fascinante caminho percorrido desde a Antiguidade até os dias atuais. Esse caminho, longo e diverso, é marcado pelos esforços persistentes de inúmeros cientistas.
Os gregos, por exemplo, consideravam que todos os elementos eram formados a partir de quatro elementos básicos: terra, água, ar e fogo. Em 1789, Antoine Lavoisier propôs uma das primeiras classificações de elementos. Ele os organizou em grupos distintos: gases, não metais, metais e terras, com base em suas propriedades observáveis. E, assim como fez com as medições das massas nas reações químicas, lançou as bases para uma abordagem sistemática à matéria.
Um grande marco foi alcançado em 1860, durante uma conferência em Karlsruhe, Alemanha. Ali, a disponibilização de uma lista mais precisadas massas atômicas abriu caminho para avanços significativos na organização dos elementos.
Muitos dos elementos químicos foram descobertos em minerais e outras fontes naturais. Com o avanço da tecnologia, foi possível encontrar novos elementos em laboratórios, usando técnicas de fusão nuclear e outras.
Desse modo, este trabalho surge com a ideia de dedicar um resumo da história de cada um dos 118 elementos, e servir como uma porta de entrada para o extenso assunto. Com esse breve histórico, apresentamos um apanhado sobre a obtenção de cada elemento, descrevendo também algumas de suas principais aplicações.
Cada nome, cada símbolo, carrega um significado e uma razão dentro da história dos Elementos Químicos. Entender essa história é compreender melhor o mundo ao nosso redor e a incrível diversidade de elementos que o compõem. Que essa leitura inspire um novo olhar sobre a tabela periódica dos elementos químicos e a incrível jornada de descobertas científicas que ela representa.