Bioecologia e desenvolvimento humano: uma revisão da relação humanidade-natureza

Neste estudo, apresenta-se a dinâmica das conexões entre as ações humanas e as respostas do meio natural. Seu caráter transdisciplinar, aliado a uma abordagem acessível, torna esta leitura enriquecedora a um amplo espectro de leitores, não apenas aos das áreas de ciências humanas e biológicas, mas a todos aqueles que se interessam pela conservação meio ambiente.
1a edição
Novembro/2021
R$65,00
Preço de capa
978-65-87322-10-0
ISBN
238
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 50% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Prefácio
A Relação Humana com a Natureza: breve introdução contextual para a compreensão do cenário contemporâneo
Marcia Reami Pechula

Capítulo 01
Modificações na Relação Humana com a Natureza ao Longo da História
Giovanna Segati Canizela, Guilherme Vicente Moura, Kemellyn Cristina Panchera, Paloma Caroline Catelan e Rafaela Manha da Costa

Capítulo 02
A Apropriação da Natureza
Bárbara Fernanda Evangelista e Gabriele Schincariol Carciofi

Capítulo 03
Impactos do Cotidiano no Meio Ambiente
Daiane Ribeiro dos Santos e Vanessa Natali Condori Quispe

Capítulo 04
Polinização e Dispersão: uma temática ecológica, econômica e social
Andrei Lopes Ferreira, Isabela Alavarces Reis e Julia Rodrigues da Costa

Capítulo 05
Os Oceanos e suas Relações com a Humanidade
Fábio Fernandes Teixeira e Pedro Henrique Dias da Silva Costa

Capítulo 06
O Agronegócio e seus Impactos para os Humanos e a Natureza
Lívia Machado Lenci e Maíra Coraci Bretas Minillo

Capítulo 07 Sociedade e Natureza: as doenças através do tempo
Dayane Costa da Silva, Gabriel Bertoletti Barozzi e Henrique Tuon

Autores

Orelha

Neste estudo, apresenta-se a dinâmica das conexões entre as ações humanas e as respostas do meio natural, bem como o movimento contrário, do ponto de vista da bioecologia e desenvolvimento humano, tendo-se em vista que a interação humanidade-natureza espelha a relação do homem com ele mesmo.
Dessa perspectiva, temas como as formas de apropriação da natureza ao longo da história, a polinização e dispersão das sementes, o agronegócio, os oceanos, doenças, epidemias e outros assuntos são tratados tanto do ponto de vista biológico, do funcionamento de organismos e sistemas, como do social, analisando a forma exploratória e irresponsável por meio da qual lidamos com o planeta e com a nossa própria espécie.
Problemas ambientais são, portanto, entendidos como socioambientais, na medida em que se articulam às relações de domínio e poder, especialmente econômico, existentes dentro da sociedade entre diferentes grupos sociais.
A relação humanidade-natureza é tão fundamental que está na base de todos os aspectos de nossas vidas. Até a pandemia que experimentamos na atualidade está intimamente vinculada a essa convivência. Como vírus e outros agentes, antes distanciados da espécie humana, passam a se hospedar em nossa espécie? Que ligações isso tem com a destruição desenfreada de florestas, por exemplo?
Tal caráter transdisciplinar, aliado a uma abordagem acessível, torna esta leitura enriquecedora a um amplo espectro de leitores, não apenas aos das áreas de ciências humanas e biológicas, mas a todos aqueles que se interessam pelo meio ambiente, uma vez que propõe um uso diferente e sustentável dos recursos naturais e traz à discussão a necessidade de novas relações em que o enfoque no poder e no lucro não produza o desaparecimento da própria humanidade.

Referencia

REAMI PECHULA , Marcia (org.). Bioecologia e desenvolvimento humano: uma revisão da relação humanidade-natureza. Campinas: Átomo, 2021.
Veja Também