Hélio Cyrino

 Licenciado e bacharelado em Matemática pela PUC-SP, com especialização em High Technology Methods in Education pela State University of New York, campus Cobleskill. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Franca. Pós-graduado em Modelagem Matemática em Ensino e Aprendizagem pela USF e em Yoga pela Faculdade de Educação Física da FMU. Formado em psicanálise pela SPOB − Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil. Especialista pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp no curso Leituras Dirigidas de Lacan, ministrado pelo prof. dr. Mário Eduardo Costa Pereira.  

Sempre articulando estudos das áreas de humanas e exatas, dedicou-se trinta anos à educação e, desde 1982, estuda psicanálise. A partir do ano 2000, voltou-se integralmente ao estudo e à prática da psicanálise, sobretudo, à pesquisa da biotipologia, por entender que esta acrescenta muito à clínica.

Foi membro e secretário da Associação Campineira de Psicanálise. Atualmente, é psicanalista na Clínica Terzis, em Campinas, e professor de Psicopatologia e Ética para Psicanalistas. Atua também como Diretor de Ética na APVP − Associação de Psicanálise do Vale do Paraíba. É colaborador do projeto www.projetoafin.org e organizador da psicobiotipologia. Autor de livros sobre o assunto, é palestrante nas áreas de matemática, filosofia, autoconhecimento e saúde.